SITE EM REESTRUTURAÇÃO

Precarios Inflexiveis Dezembro 10, 2014

Nas oficinas do Fórum propomos um conjunto de debates centrados na construção de alternativas. Abordamos diferentes áreas para as quais é urgente encontrar soluções concretas. Sem elas, não poderá haver alternativa que supere o actual ciclo de destruição e desgraça social. Para este desafio, convidámos pessoas que, com experiências e proveniências diversas, têm em comum o compromisso com estes objectivos. Mas sabemos que é preciso juntar todas as ideias e preocupações, por isso propomos a todas as pessoas que contribuam com suas dúvidas, as suas preocupações, as suas propostas ou alertas sobre este ou aquele aspecto concreto. Em cada uma destas conversas serão abordadas as questões colocadas no local, mas também todos os contributos que entretanto nos cheguem. Para enviar contributo: precariosinflexiveis@gmail.com

banner-evento-facebook4

COMO ACABAR COM O BURACO NEGRO DO TRABALHO TEMPORÁRIO? O trabalho temporário instalou-se como uma estratégia ardilosa de exploração. Dadas as suas características, esta modalidade de organização do trabalho e de contratação, apesar da sua cobertura e aparência legal, está envolta numa nebulosa muito conveniente para as empresas. A intermediação, quase sempre abusiva e sem motivo, esconde o verdadeiro patrão e retira direitos e salário a quem tem de trabalhar nestas condições. Um grande negócio para as multinacionais do trabalho temporário, mas sobretudo uma estratégia para as grandes empresas recorrerem intensivamente a mão-de-obra sem vínculo. Queremos juntar propostas para defender os direitos destas centenas de milhares de trabalhadores e trabalhadoras precárias, terminando com este verdadeiro buraco negro dos direitos no trabalho. Jorge Leite, especialista em Direito do Trabalho e Francisco Fernandes Ferreira, criador do site “Ganhem Vergonha” acompanham-nos na procura de respostas concretas.

jorge leite

Jorge Leite é Professor Jubilado da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. É um dos maiores especialistas nacionais em Direito do Trabalho e autor, entre outros, de “Legislação do Trabalho” (2002) e “Código do Trabalho” (2010 em co-autoria).

ganhemvergonha

Francisco Fernandes Ferreira trabalha na área da comunicação. Já escreveu guiões e artigos, realizou um telefilme, fez traduções e deu aulas no ensino básico. Fez quatro estágios, teve contratos sem termo, esteve a recibos verdes e no desemprego. Criou o GANHEM VERGONHA, uma plataforma de denúncia de anúncios de emprego abusivos e testemunhos de trabalhadores.

gamita

Sara Gamito pratica advocacia num escritório de direito internacional, trabalhou como jornalista na imprensa escrita e é activista da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis.

Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedintumblrmailby feather

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*