Trabalhadores da ciência concentram-se contra a precariedade

ciênciaConcentraram-se esta quinta-feira, dia 20 de julho, junto à Reitoria da Universidade de Lisboa, docentes, técnicos administrativos, investigadores, doutorados, mestres e licenciados em luta pelo emprego científico nesta instituição universitária.

A iniciativa contou com a presença de representantes da Rede de Investigadores contra a Precariedade, do Sindicato Nacional do Ensino Superior (SNESup), da ABIC, da plataforma dos Precários do Estado e de deputados do PCP e do Bloco de Esquerda.

Os representantes entregaram um abaixo-assinado, que conta com mais de 500 assinaturas, onde apelam a:

1) que a Universidade de Lisboa defina que os seus representantes na Comissão de Avaliação Bipartida das candidaturas ao PREVPAP apoiem as candidaturas dos precários da Universidade;

2) que urgentemente se dê início aos processos concursais para posições com contrato a termo resolutivo previstas no artigo nº 23 do DL nº57/2016.

Foi solicitada audiência com o reitor da Universidade de Lisboa, que no entanto se mostrou indisponível. Contudo, foi-lhes prometido que seria agendada futuramente uma reunião para discussão das suas reivindicações.

Esta iniciativa não é inédita. No passado dia 11 de julho, teve lugar uma manifestação frente à Reitoria da Universidade de Coimbra em que docentes, investigadores e outros quadros da Universidade fizeram as mesmas exigências.

O ensino superior e investigação científica é uma área fortemente afetada pela precariedade. A luta dos trabalhadores já obrigou o Governo a admitir a inclusão dos bolseiros e investigadores no programa de regularização dos precários do Estado (PREVPAP). Contudo, nada está ainda garantido e só a mobilização de todos poderá garantir que ninguém fica para trás!

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather