10 mil trabalhadores da Nike em greve no Vietname

Os trabalhadores de uma fábrica de sapatos dependente da Nike, perto da cidade de Ho Chi Min (antiga Saigão), estão desde terça-feira em greve pelo direito a férias pagas e por melhor alimentação na cantina. Este é o segundo grande protesto do ano contra a multinacional no continente asiático, depois desta ter tentado despedir 14 mil trabalhadores na Indonésia, durante o mês de Julho.
“Não sabemos quando voltamos ao trabalho” afirmou um dos dirigentes sindicais da fábrica de TaeKwang Vina, que produz calçado exlusivamente para a Nike. A indústria do calçado é a terceira mais importante do Vietname, a seguir ao petróleo e aos têxteis.

Já em Julho deste ano a Nike foi obrigada a enfrentar um grande protesto de trabalhadores da indonésia, com manifestações de massas em Jacarta. A multinacional pretendia rescindir o contrato com uma empresa dependente e que emprega 14 mil trabalhadores, devido ao incumprimento dos “padrões de qualidade exigidos”. No entanto, a Nike pagava apenas 11 dólares por sapato, menos quatro dólares do que oferecia há quatro anos. Em resultado dos protestos, a Nike decidiu prolongar o contrato com esta empresa e estes trabalhadores por mais dois anos.

mais informações:
http://news.bbc.co.uk

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather