A mobilidade especial

A recente vaga de problemas criados pelo governo, mais directamente pelo Ministério da Agricultura, relativamente a mais um grupo de precários, serve, na perfeição, para compreender exactamente de que fala a demagogia quando se refere à Mobilidade Especial.

O mais simples dos precários, mesmo o mais simplicíssimo dos precários, percebe que o regime de mobilidade especial teve como álibi a ideia de que, como se diz, à boca cheia (e ao cérebro vazio) , existem demasiados funcionários públicos em algumas (muitas) áreas.

Felizmente que a incompetência, a arrogância, a prepotência, a estupidez e até os defensores desta ideia, têm telhados de vidro.

A mobilidade especial foi criada simplesmente para precarizar a situação laboral, e a vida, de milhares de funcionários públicos, que já agora diga-se, deverão realizar trabalho válido e necessário para o estado, ou seja, para todos nós. Senão veja-se…

– Existe um número imenso de funcionários públicos disfarçados… são os avençados. Têm contractos precários, vidas precárias, e nunca sabem bem onde vão parar na próxima avença. Se é que vão parar a algum lado…

– São as próprias instituições públicas, organismos estatais, freguesias, câmaras municipais, etc, as primeiras a dizer que há restrições à contratação de efectivos, e que existe trabalho que tem de ser efectuado.

– O regime de mobilidade especial é criado para centenas, e rapidamente chegará aos milhares, de pessoas que são consideradas excedentárias, ou seja, estarão a mais.

– Mas, surpresa das surpresas, nesse regime são incluídos os avençados, porque são considerados “efectivos existentes”, ao mesmo tempo que se justifica a sua contratação com a “inexistência de pessoal”.

Isto resumido já parece o Prof. Marcelo: há pessoas a menos, contrata-se com avenças… afinal há pessoas a mais, mandam-se os trabalhadores pregar para outra freguesia… mas afinal dos afinais… incluem-se os avençados, que estão a trabalhar porque não há gente suficiente, mas a gente que não é suficiente tem de ir trabalhar para outro sítio porque aqui não fazem falta!!!!!

Era curioso, talvez até tivesse piada se fosse uma peça teatral, mas muito infelizmente não é.

rUImAIA

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather