Dia do Trabalhador – A minha história de amor | Opinião Sara Gamito

Hoje é dia do trabalhador.

Da incrível e inimaginável miséria em que viviam as populações urbanas do século XIX construiu-se o direito às oito horas de jornada laboral. Com oito horas de trabalho, as pessoas puderam finalmente dormir, cuidar da saúde mental e física, construir afectos e exercer a cidadania.

Mas a luta operária não ficou por aí e hoje comemora-se mais do que a conquista das oito horas diárias de trabalho.

A união dos trabalhadores, quando tudo lhes era adverso, pôs fim ao trabalho infantil.

Meninos e meninas puderam aprender a ler e a escrever, treinar e desenvolver emoções em novas brincadeiras, ter tempo para pensar como indivíduos com uma consistência única.

A luta dos trabalhadores, quando tudo lhes era adverso, pôs em cheque os despedimentos sem justa causa.

Atirar para a miséria por arbítrio, pela cor da pele, pela religião deixou de ser uma opção para o empregador. Os trabalhadores puderam finalmente opor-se a realizar trabalhos nocivos para a sua saúde e para a saúde dos outros, recusar trabalhos ilegais e puderam até começar a questionar o processo produtivo no seu local de trabalho. Com o fim dos despedimentos sem justa causa, os trabalhadores ganharam voz e o trabalho pôde ser um espaço em que a sua personalidade se podia exprimir e desenvolver.

A coragem dos trabalhadores, quando tudo lhes era adverso, construiu o direito do trabalho. Foi reconhecido que não existem vontades igualmente livres e autónomas num acordo entre quem só tem o seu trabalho para vender e quem tem capital para o comprar.

A persistência dos trabalhadores, quando tudo lhes era adverso, mudou o mundo e deu dignidade ao homem.

E quando tudo ainda lhes é adverso, os trabalhadores reinventam-se e lutam pela dignidade que ganharam e pela vida que lhes querem levar.

Hoje, como ontem, não quero viver num mundo em que as pessoas não traçam o seu destino. É por isso que, para mim, o dia do trabalhador, a celebrar a vida nas nossas mãos, é o dia mais importante do ano.

workers-day

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather