SITE EM REESTRUTURAÇÃO

precariosinflexiveis Abril 20, 2015

10390159_1396013994055068_4533292617312201701_nAté 30 de Abril, investigadores das ciências sociais e humanas a quem a FCT tenha recusado bolsa podem enviar uma sinopse dos seus projectos e participar na conferência a realizar a 20 de Maio na Casa da Achada, em Lisboa.

Este encontro surgiu como uma reposta ao corte drástico no número de bolsas de investigação atribuídas e ao desinvestimento deliberado na ciências sociais e humanas. A desculpa da crise económica levou à desorçamentação do ensino superior, Ciência e investigação por parte do governo de Passos Coelho. A FCT respondeu da pior forma, com concursos individuais com atrasos permanentes e sempre envoltos em polémica. A nível dos Centros de Investigação, a questão não melhorou e a avaliação foi feita com critérios nebulosos que foram sendo tornados públicos progressivamente e depois de terminar a submissão dos processos. A investigação nas áreas artísticas e em ciências sociais e humanas foram das mais prejudicadas por estas opções governamentais.

A iniciativa de dia 20 de Maio dará aos projectos que não obtiveram financiamento nos últimos anos uma oportunidade de serem discutidos como merecem, fornecendo pistas possíveis para o futuro das ciências sociais em Portugal. A iniciativa partiu dos investigadores que participam no Seminário “Memória, Cultura e Devir: Teoria e Caminhos nas Ciências Sociais” do Instituto de História Contemporânea da FCSH e participam na sua organização a Associação Portuguesa de Antropologia (APA), a Associação Portuguesa de Sociologia (APS) e os Precários Inflexíveis.

No final das apresentações haverá um debate sobre as consequências dos cortes, com a presença da APA, da APS, do SNESup, dos Precários, da ABIC e do SPGL/FENPROF. As inscrições são gratuitas e todos os projectos submetidos serão aceites, participa e divulga! Inscreve-te em projetorecusado@gmail.com, o evento FaceBook está aqui e mais informações em http://projetorecusado.pt.vu

Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedintumblrmailby feather

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*