SITE EM REESTRUTURAÇÃO

Precarios Inflexiveis Outubro 20, 2014

BeFunky_IMG_3054.jpgDe acordo com um estudo do Boletim Estatístico do Ministério da Economia de Pires de Lima, o ritmo de crescimento do número de precários não pára de aumentar e é de 283 por dia. Ou seja, hoje temos já mais de 1,2 milhões de trabalhadores e trabalhadoras precárias, mais 25.500 que no primeiro trimestre de 2014. Isto sem contar com os recibos verdes.

Seja por part-time involuntário ou por terem um contrato a termo, o número é crescente. Só o part-time ocupa hoje 591,5 mil pessoas, mais de 1 em cada 10 pessoas na população ativa. Já os trabalhadores a termo são 630,1 mil.

Dos 895 mil trabalhadores independentes, a maioria dos quais a falsos recibos verdes, o ministério não fala.

Assim, este estudo vem dar razão à Ass. de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis que desde 2012 vem denunciando que os precários e os desempregados já representam mais de metade da população ativa (ver estudo dos Precários aqui).

A precariedade e o desemprego são ainda os grandes motores do aumento da pobreza, da emigração e da crise de natalidade. Este é o verdadeiro défice e a verdadeira dívida do país que o governo de Passos Coelho e Paulo Portas aprofundou.

Notícias: notícias ao minuto, jornal i, RTP

Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedintumblrmailby feather

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*