Sanções a Portugal: a hora do PSD e dos abutres

downloadNos últimos dias a direção do PSD saiu do torpor e ganhou nova vida com o tema das sanções que a Comissão Europeia quer aplicar a Portugal. Passos Coelho e Maria Luís Albuquerque perceberam que esta era a sua hora, a hora do PSD.

No sábado Maria Luís Albuquerque tirou a máscara e disse sobre as sanções que “Se eu ainda fosse ministra das Finanças, esta questão não se colocaria”. Esta segunda-feira Passos Coelho escreveu um artigo de opinião dizendo a mesma coisa. Infelizmente, têm razão e isso é mais um sintoma de que a União Europeia está no toque de finados.

Recordemos, vamos saber esta segunda-feira se a Comissão Europeia vai aplicar sanções económicas a Portugal e a Espanha no valor de 0,2% do PIB (mais de 300 milhões para Portugal) por défice acima dos 3% no período entre 2013 e 2015. Se isso acontecer Bruxelas força a subida do défice de 2016 para acima dos 3%, muito embora todas as previsões atuais do governo, da própria Comissão Europeia e o FMI prevejam para 2016 o défice mais baixo que Portugal já obteve desde 1974.

Ou seja, pelo défice obtido pelo governo PSD-CDS às ordens de Bruxelas, a Comissão Europeia aplica sanções para obrigar o atual governo a falhar as metas e impor austeridade.

O processo das sanções é simplesmente político, senão veja-se o perdão da aplicação das mesmas “regras” a França (ver “porque é a França”) ou à Alemanha apesar dos excedentes sucessivos que o país apresenta, que são proibidos pelas regras do Euro e que prejudicam os outros países da União. Dois pesos e duas medidas.

Agora o que as manifestações de Passos e Maria Luís vêm por a nu é que a União Europeia está hoje totalmente dominada pela sua família política: o Partido Popular Europeu. Os “amigos” do PSD na Europa só concebem a austeridade e conspiram para deitar abaixo todos os governos que não sejam da sua cor política, por isso é que Passos e Maria Luís se agitam agora: pensam que serão salvos e voltarão ao poder por via da pressão da Comissão Europeia.

Tudo isto podia ter piada se fosse um episódio do Game of Thrones, mas isto trata-se de um país, onde vivem milhões de pessoas que viveram sob o regime de austeridade durante 4 anos e que os ultrapassaram, pela via democrática. Agora o PSD quer voltar ao poder por ação da pressão de outros que não foram eleitos por nenhum povo da Europa.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather