SITE EM REESTRUTURAÇÃO

precariosinflexiveis Agosto 1, 2009
É sabido que Soares dos Santos, chefe da Jerónimo Martins, gosta do slogan “sabe bem pagar tão pouco”… aos seus trabalhadores e trabalhadoras. Não é novidade para ninguém que nos supermercados deste grupo – bem como noutros… – os direitos de quem trabalha não são respeitados.

Ora, os trabalhadores do Pingo Doce, representados pelo Sindicato dos Trabalhadores do Comércio, dos Escritórios e Serviços de Portugal (CESP), estão em luta. Ontem distribuíram panfletos (imagem abaixo), onde apelam à mobilização dos clientes para reclamar e obrigar Soares dos Santos a respeitar os direitos laborais nas suas empresas, que apresentam lucros anuais milionários à custa de baixos salários e todas as tropelias. Estes trabalhadores pedem a toda a gente que preencha o “impresso de reclamação” no interior das lojas ou, em alternativa, que escrevam para o milionário chefe da Jerónimo Martins.

Concretamente, os funcionários do Pingo Doce acusam Soares dos Santos de não respeitar os direitos associados às licenças de maternidade ou o estatuto de trabalhador-estudante, de impor horários ultra flexíveis e sem aviso prévio, de não respeitar integralmente o pagamento do subsídio de férias, de não pagar aos trabalhadores precários o acrescento salarial respeitante aos domingos e de vigiar os funcionários com câmaras durante o trabalho. É um rol infindável de incumprimentos e de atropelos aos direitos dos trabalhadores.

Como sempre dissemos, Soares dos Santos acumula com um negócio fácil, está autorizado a expandi-lo como entende e ainda tem todo o descaramento. Por tudo isto e porque está a tornar-se insuportável viver e trabalhar no país de todas as impunidades, os Precários Inflexíveis estão obviamente do lado destes trabalhadores e trabalhadoras em luta e apelam ao protesto, desejando que ele consiga contrariar a ganância de quem explora sem vergonha.

notícia, por exemplo, aqui.

Facebooktwittergoogle_plusredditlinkedintumblrmailby feather

42 thoughts on “Trabalhadores do Pingo Doce em protesto contra a Jerónimo Martins

  1. Estes senhores preferiam ter o patrão mais pobre de Portugal … Assim iam todos para a rua como está a acontecer na maioria das empresas….
    Os sindicatos só lixam as empresas!!!
    Houvesse mais empresas como a Jeónimo Martins, a pagar os ordenados a horas e a recrutar colaboradores em tempos de crise!!
    Os sindicatos são pagos pela empresa para não trabalharem e ainda passarem o tempo a dizer mal dela. Deviam ser todos despedidos…Deixem trabalhar quem quer e quem precisa!

  2. Em S.João da madeira tanbém há situações que deixam os funcionarios doentes as vezes até os levam ao desespero pois os seus soperiores são de tal maneira incorretos, desagradaveis, maçacradores que chegan as vezes a fazer jogo psicolojicocom os funcionarios para conceguirem o que querem tem de haver alguem que se emponha para ajudar os funcionarios pois como eu muitos mais clientes ja se aperceberam deatas citoações

  3. Não acham estranho que um funcionario na primeira avaliação leve uma pontuação boa e na segunda avaliação tendo o funcionario ja mais experiencia levar uma pontuação tão ma que o leve ao despedimento pois estas cituações tem vindo a repetirce muitas vezes por enteresses proprios alguem tem de fazer alguma coisa antes que alguem faça uma loucura pois em S. João da Madeira ja não falta muito.

  4. akele otario k fal amt bem do nosso patrao deve ser gerente de loja ou um dos trabalhores districts…

    pra falar dessa maneira nunca foi funcionario komo nós k fazem horas sem receber, k komo eu, adjunto de secçao especializada continuo a receber komo operador de caixa!!!

    anda-t inscrever entao no pingo doce ó artista

  5. Estou totalmente de acordo, com as criticas que fazem.
    Aprendem nas formações todo como deve ser e na prática não aplicam.Está bom para os chefes e para os cargos superiores, que quando toca a malhar é de cima para baixo e acaba nos trabalhadores, que são exprimidos até ao tutano.Em Braga também é assim.A maior parte dos indivíduos que estão a chefiar não têm pinta, são uns labregos, e pensam que são gente, os escolhidos têm que ser, malcriados, estúpidos, inconvenientes, sem formação adequada, para saber lidar com o pessoal e é mais fácil, contratar estúpidos do que dar-lhes educação.As inspecções deviam sair para a rua.horários sempre à conveniência deles, folgas que são retiradas à ultima hora. Telefonemas para casa para cancelar ou ir trabalhar, porque …., total desorganização.

    1. É verdade. A chefia do pingo doce de Famalicão é uma vergonha. So tem competência para maltratsf os fuincionarios. Não tem categoria para la estar! De o lugar a quem realmente o merece!

  6. É verdade, só pode falar quem passou por lá, ou já trabalhou lá.
    Acredito que o grupo Jerónimo Martins a cúpula até nem sabe o que a maior parte desses estúpidos andam a fazer ao pessoal.Eles não podem falar, nem dar opiniões para melhorar o serviço e se alguém dá dizem que aceitam e para a próxima, mudam-te de local.
    Quanto mais trabalhas com a cabeça a aprender a atender bem os clientes e a ser simpático,vem uma promoção para uma estúpida ocupar o cargo que ambicionavas ou que achavas que estavas à altura, pelos elogios dos colegas, dos clientes etc.Das duas três, ou são cunhas ou é esse tipo de pessoal que os interessa ou em alguns casos, as promoções são conquistadas por ir para a cama com a ou b.Meus amigos isto é verdade, não vi mas ouvi.

  7. Éna pá também eu sei de um caso deste na loja em Braga.

    É uma put…de mentirosa, faz tudo para agradar, sabe a que horas os superiores aparecem, amarra-se ao serviço e os trengos, acreditam em tudo o que ela diz.Os (outros) trabalham, ela vai nas costas e faz-se de desgraçada e vitima e os trengos comem.
    Está separada, diz que é casada.Passa lá o tempo todo na loja antes da hora de entrada e após o horário. Diz que é doente do coração.Toda a gente sabe o que ela é e ninguém afronta, nem os chefes porque será?
    Onde tem o coração!!!!!!

    é

  8. Em tempos já foi bom trabalhar no Pingo Doce…agora é o salve-se quem puder. Se não estivermos de olho passam-nos a perna. Mas, o problema é que da maneira como é não estou disposta a competir, não sou lambe botas. O que se passa com a nossa nova chefia pessoal? De onde é que esta gente apareceu? Acho que o sr Eduardo dos Santos vai ter que investir num novo Miguel Bombarda para o pessoal do PDoce, não vamos aguentar esta pressão muito mais tempo…

  9. Quando numa empresa da envergadura do “PINGO DOCE” o mérito é de quem:-sobe na horizontal;lambe botas;ignorante;despersonalizado;desumano,E FÁCIL GANHAR MILHÕES…triste filosofia. IMPÉRIOS COMO ROMA tambem cairam.Um bom começo é transformar o medo em determinaçao,e juntos revolucionar esta PODRIDÃO.

  10. MEUS CAROS COLEGAS,PESSOAS COMO JA DESCREVERAM ANTERIORMENTE QUE SOBEM DUMA CATEGORIA PARA UMA SUPERIOR RECORRENDO A MEIOS POUCO PROPRIOS,ESTAMOS NOS FARTOS DE VER.NÃO SERÁ PRECISO IR A BRAGA MAS TAMBEM NA NOSSA GRANDE LISBOA EXISTE DESSAS HISTORIAS.NOS COMO FUNCIONARIOS QUE SOMOS LEVAMOS POR TABELA COM PEQUENAS COISAS TEMOS QUE LEVAR COM ISSO MESMO DEBAIXO DOS NOSSOS OLHOS E NAO PODEMOS FAZER NADA.EXEMPLIFICANDO(CORREDORES—CAIXA–CHEFE DE CAIXA—E NAO PARANDO,ESTABILIZOU(POR ENQUANTO)EM ADJUNTO.POR ISSO CAROS COLEGAS HABITUEM-SE….

  11. É colega esses filmes passam tambem por aki.mas se fosse so isso e em relação a horarios ninguem se queixa????? exploração????acordem pessoal..ou entao é so mesmo no “meu” pingo doce que isso existe e acontece realmente.

  12. oh e em relação aos prémios anuais? escolhem a dedo as pessoas k o merecem. quais faltas, avaliação, etc k contam para isso. para os prémios sinceramente há k saber dar graxa é assim k muitos dos meus colegas recebem-no ou a fazer outras coisas nas casas das máquinas ou nos armazéns. por isso fiquem atentos porque normalmente só recebem prémios quem não os merece realmente, quem tem faltas injustificadas recebem sempre na minha loja. acham normal??????????

  13. sou cliente do pingo doce e ao comentar certas conversas com os vossos colegas sobre certos assuntos noto que os funcionarios trabalham a medo pois as chefias vem logo com ameaças tive numa loja do barreiro um sobrinho a trabalhar que me contou conversas que tinha com os colegas sobre diretores,gerentes e chefes que eu nao acredito que o sr. soares dos santos nao saiba nada sobre estes casos,se nao tem conhecimentos devia de ter.
    ao que sei os funcionarios têm o cliente misterio e os gerentes e directores nao têm porquê.
    agora fazem-se de bom samaritanos mas quem ta la dentro e que sabe , o sr. soares dos santos diz que nao vai despedir ninguem mas eu tenho conhecimento que de um momento para o outro se arranja processos disciplinares,empregados que eram bons agora de um dia para o outro ja nao servem

  14. Eu já trabalhei no pingo doce em moura e também é a mesma lengalenga, quem trabalha e tem vergonha na cara não se safa,se contar com a exploração a que os funcionários são sujeitos,hoje em dia a vida está para as pessoas sem escrúpulos.

  15. Bem o que dizer trabalho a 10 amos no pingo doce lisboa resumindo e concluindo é mesmo tudo isso sem tirar nada nem pôr… enfim não sou engraxadora e a vida no trabalho não está a ser facil como podem imaginar mas como sou efectiva e tenho uma casa e um filho para sustentar o que fazer? nao é verdade…

  16. Assunto:Gerente de loja-Pachancho-Braga
    No presente encontra-se o Sr. Rui como gerente de loja, que de facto é uma aberração.
    Mal educado, inconveniente no uso das palavras insultuosas, grosseiro, tem complexo de inferioridade, agressivo no mau sentido da palavra, quando presta mais horas de serviço faz questão de publicitar,não tem auto controle é muito emotivo sempre usando a malcriadeza e cinismo.
    Factos que ocorreram, entre outros, está que um funcionário ouvindo reprimendas insultuosas do Sr.Rui, o funcionário atirou-o ao tapete, tal ofendido e descontrolado que ficou.Avisou-o que ele não falava mais vez nenhuma com ele daquela forma.Resultado o funcionário saiu por não querer envolver terceiros e o Sr.Gerente ficou.Tudo se soube, até os clientes.

  17. Assunto gerente loja Pachancho-Braga.
    Muito recentemente uma funcionária da limpeza, pelos mesmos motivos de má educação, sentiu-se mal e tiveram que chamar o INEM.
    Outros casos prende-se com a forma de indagar e ameaçar os funcionários que por excepção, chegam uns minutos mais tarde. Quantas horas quase todos deram até hoje a mais sem pedir nada em troca.Quantas vezes no próprio dia da folga, muitos de nós aceitamos ir trabalhar por pedido de cada sector, recorrendo por todos os meios satisfazer as necessidades do Pingo-Doce e seus clientes.Não são maneiras de lidar com as pessoas, funcionários e esse senhor precisava que lhe tirassem o pó-pó e as regalias, começar a vir de transportes públicos, talvez assim aprendesse porque motivo uma pessoa pode chegar mais tarde, quanto mais não esse motivo não justifica a forma, a autoridade, a safadeza.

  18. Assunto gerente loja Pachancho-Braga.
    É uma vergonha.
    Mete-se com todos os funcionários em todos os sectores, mesmo não sabendo nem quer saber, os motivos, pois manda calar porque senão.. Ora tivemos a nossa formação, cumprimos a rigor dentro das nossas possibilidades e empenho, logo este vem contrariar, pondo outros pontos que não os regulamentados ou que se deveria cumprir e prevalecer.

  19. Assunto gerente de loja-Pachancho-
    É corrupto ou vende-se por pouco, pois nunca nesta loja estiveram tantos vendedores de cartões de crédito e outros a importunarmos nas nossas horas de descanso ou de alimentação.
    Se este senhor manda-se no Pingo -Doce como seria?

  20. Assunto gerente de loja-Pachancho -Braga/Pngo Doce.
    No Pingo-Doce existem muitos colegas com valores humanos e estudos superiores, que este senhor não tem e não se envaidecem.Esperamos que esta organização saiba corresponder com justiça e acabar com estes procedimentos destes levianos.Deveria haver uma forma sigilosa onde cada funcionário pudessem expor os seus problemas ou contar ocorrências que V.exas.não tenham conhecimento.

  21. Assunto-Gerente loja Pingo Doce-Pachancho-Braga.
    Para estarmos no nosso melhor , temos que estar de corpo e alma , temos que estar com a mente sá e estes factores são desestabilizantes o que acontece é que os próprios clientes indagam. Não interessa andar com as medalhas ao peito !
    Este senhor deve ser reciclado e obrigado a estudar regras de educação e bons costumes, psicologia, comunicação e imagem, pelo menos para passear nos corredores e respeitar os outros, ou para ocupar o lugar de repositor, mesmo assim vigiado pois ocupa o corredor todo e é inconveniente.

  22. Eu trabalho no PD , sei que temos la um chefe de distrito que e mau como as cobras , mal educado arrogante e do pior ,passa a vida ameaçar os colaboradores o seu nome e luis carmo fala para nos como se tivesse a falar para o filho dele -esta sempre a dizer que nos manda enbora , alguem que nos ajude PF

  23. sugiro uma coisa…e que tal falarem de bons profissionais?O Pingo Doce tem muitos bons profissionais também?Querem partilhar histórias de quando foram bem atendidos?De quando vos ajudaram?De quando foram cumprimentados com um “Bom dia!” e no fim receberam um sorriso?Trabalho no Pingo Doce,como gerente, e tento fazer isto todos os dias quando os clientes me abordam.

  24. olá!sou controladora de stocks, e embora ainda n ganhe como tal, visto que é um trabalho de grande responsabilidade, continuo entusiasmada, pois sei como esta a economia do pais e n tarda começam todos a ser despedidos,pois n esta facil para ninguem!pelos cmentarios, n conseguiria aguentar nessas lojas, mas n minha por enquanto corre tudo bem, tenho um gerente bastante acessivel, e um district sempre disponivel, boa sorte pessoal!vamos lá levantar a moral, as vezes o qque ouvimos nem sempre é verdade…e ja se sabe, como sao os boatos!

  25. Interessante, pensei que só no Pingo Doce de Torres Novas é que aconteciam estas irregularidades todas. Afinal deve ser politica da empresa. Deveriamos unir nos todos e tentarmos mudar um pouco estas coisas. A união faz a força!
    Preparem-se, agora vão aparecer imensos processos disciplinares para os colegas que se encontram já nos quadros, afim de não terem de pagar o que temos direito. Depois me dirão se tive ou não razão.

  26. O mal é geral colegas a má educaçao impera…deve ser regra da impresa infernizar a vida dos colaboradores de forma a perderem a cabeça e irem-se embora sem nada.E o que me dizem do cartao por nós? uma fantochada para nos porem na lista negra, alegam confidencialidade mas é mentira,porque antes temos de dar conhecimento da nossa queixa a todas as chefias…que palhaçada…

  27. é uma vergonha! abusam completamente dos trabalhadores, os horários são pésimos, os ordenados uma vergonha e para não faltar pactuam com empresas de limpeza k pagam menos que o ordenado minimo nacional!!! Por isso Soares dos Santos sabe bem viver pagando tão pouco!!! Cambada de palhaços

  28. não podia passar aqui sem comentar visto que trabalhei durante 13 anos no Pingo Doce e ao longo desses anos realmente vi a empresa crescer, nunca me faltou o salário ao fim do mes,fiz amizades com alguns colegas para sempre, e adorava ir trabalhar todos os dias, dei muito de mim aquela empresa, trabalhei com gerentes e adjuntos fantasticos a nivel profissional e pessoal.
    Mas agora vamos aos meus ultimos 3 anos nessa empresa foram simplesmente um INFERNO, o Pingo Doce como eu o conhecia desapareceu completamente a ultima gerente que eu tive essa então era completamente MALUCA, andava histerica pela loja a dizer que metia processos disciplinares a todos. eu fui trabalhar depois de uma licença de maternidade e disse que me tirava o cargo se nao fizesse o fecho da loja todos os dias, tratava os funcionarios como lixo sem contar que para ter o cargo de gerente ja se tinha enrolado com uns quantos, resultado desta M… toda acabei por me vir embora e arranjei trabalho noutro sitio porque quem trabalhou no Pingo Doce tem armadura para tudo, mas e verdade existe crescimento monetario a custa da saude dos trabalhadores, e os gerentes sao escolhidos a dedo – se és mal educado, besta e uma cavalgadura tens lugar garantido. quanto a Maluca o tempo provou a minha teoria da ultima vez que ouvi falar dela estava de baixa psiquiatrica…

  29. estou boquiaberto, pensei que era so por aqui, mas, é de facto estranho todas estas pessoas relatarem o mesmo, ha demasiadas coincidencias nestes testemunhos. sou da zona do porto e assino por baixo em todas as situaçoes aqui relatadas porque sofro o mesmo.

  30. Boa tarde.
    Apesar de nunca ter trabalhado no Pingo Doce, tenho 2 pessoas que já lá trabalham.
    Tudas as queixas acima descritas só podem ser de facto verdadeiras.
    Por exemplo, no PD da Maia 1 (por detras do CC Venepor), o ambiente é de cortar à faca.
    Para não falar da falta de caracter de algumas pessoas que lá trabalham, principalmente da “gerente” a “Dona” Ana Santos que por ter as “costas bem quentes”, afinal é sobrinha que uma cabeça grande do Grupo Jeronimo Martins ou algo do genero, usa e abusa do seu poder. É falsa, desonesta, pretensiosa, mau caracter, etc…. No pingo doce para trabalhar é assim, geralmente entras sempre como 1ºemprego (assim os beneficios fiscais ja cá cantam), ainda que a pessoa ja esteja farta de trabalhar e tenha 40 anos por exemplo. O contrato é de 3×6 meses. Um mes de caducar o contrato, contratam outra pessoa para poderem despedir o outro funcionario. Mas que Merda é esta!??? Ainda para mais, essa D. Ana Santos, falsa, diz à funcionaria que fica no quadro e bla bla… e depois, à funcionaria, chega por outras colegas que a Ana Santos lhes disse q ela ia embora quando acabasse o contrato. Ou seja, trabalha-se ate as tantas,é nos domingos, feriados… ainda ajudam quando uma ou outra colega falta…para no fim lhes cagarem em cima. É o pais que temos!!
    Ainda que fossem ordens superiores (que eu acho q a empresa devia ser penalizada por isso), essa gerentezinha devia agir como pessoa correcta.
    Mas tudo se paga nesta vida… e o que é teu…esta guardado.Deus não dorme.

  31. Boa tarde.
    Eu já trabalhei no Pingo Doce na Maia (Venepor)e vou-vos dizer, aquilo é um pardieiro. Só mesmo quem não consegue arranjar mais nada, aguenta, porque a vida esta dificil.
    Andavamos sempre sobre stress, ansiedade, somos mal tratados,ameaçados etc. Uns sao filhos e outros enteados´.
    A gerente á Ana Santos e é das pessoas mais mau caracter e prepotente que conheci. Usa e abusa do poder que tem e é bem verdade que um dos chefes do grupo é seu tio. Deve ter um grande complexo de inferioridade essa fulana.
    Foi um pesadelo trabalhar lá. Agora trabalho lá perto e sempre q passo lá a porta ate tenho arrepios.
    Os ordenados sao maus, o ambiente é terrivel. Tudo mau.
    A.Ss

  32. pois eu tenho um gerente assim como todos comunicam em cim ao ponto de estar com uma depressao sera que ninguem faz nada a estes animais e ainda mais se fizer mos queixa recebemos reprezalias eles ficam a rir e nos e que ficamos maal vistos ja nao aguento mais o que se pode fazer ?

  33. Boa noite a todos,

    Não trabalho no PD mas tenho familiares a trabalhar…

    É verdade que o os gestores do Grupo Jerónimo Martins não são humanos, mas santa paciência, a todos vocês que só se sabem queixar… No passado dia 24 de Novembro nenhum PD fechou por vossa causa… Falta de “Tomates” para enfrentar os chefes que vocês criticam,…

    Sois todos uma cambada de cócós que na hora da verdade, não sabem dizer: BASTA!
    Portanto na qualidade de trabalhador Português, contribuinte e delegado sindical noutras funções, entristece-me ver a classe trabalhadora deste país ser também representada por vocês…

    Se vocês têm medo comprem um cão e não saiam à rua…

  34. boa tarde, eu ainda pensava que so nas lojas pingo doce em vila nova de famalicão é que para as empregadas ficarem efectivas têm que se deitar com o miguel… se isto é ser sse chefe de destrito então que abra uma boite…
    mas o grave é haver provas e para calar as empregadas dele,,,simplesmente despedi as…

  35. Boa tarde!
    Trabalho no pingo doce e nunca fui mal tratada por nenhuma chefia e muito menos por um director.
    Com certeza não existe 100% de veracidade em todos os comentários postados aqui. Não sou defensora e muito menos advogada de defesa dos corpos de chefia do grupo Jerónimo Martins, mas sei que não são apenas as ditas “lambe-botas” que recebem prémios. Contudo, para o nosso trabalho ser reconhecido há que fazer por isso.

    Cumps.

  36. pingos doces de vila nova de famalicão, mais parecem casas de ataque… tambem com chefes de destrito assim, nao se podia esperar outra coisa,,,

  37. nos armazéns do norte, (fruta e vegetais) alguns trabalhadores dão a camisola pelo armazém, fazem horas, trabalham folgas,forçam a polivalência só para não contratarem ninguém, de tanto esforço alguns colaboradores deste armazém estão de baixa, e ainda por cima duvidam do estado de saúde deles (dores de costas e musculares.
    tudo isto porque temos um chefe (super-visor) que nos ameaça constantemente, possessivo, e que nos inculta e nos falta ao respeito a toda a hora.

  38. Pessoal do Pd maia 1 ,estou do vosso lado e confirmo todas as queixas aqui descritas , mas tenho vos a dizer que o pior da vossa loja é o vosso distrito Sr Luis Carmo (Preto),não sei como pode haver gajo tão BURRO e Mal Educado a falar para os colaboradores .Sei que nas lojas desse Sr. vivisse Climas de terror quando ele lá está….Peço por favor a quem de direito , que ajude essa GENTE !!!
    Falem com os recursos humanos com a Dr Sandra Cruz ,ela é impecavel…
    Assinado Ex colaborador PD

  39. Trabalhei no pingo doce de lourosa – travanca e desde o princípio q esta chefe Sara me falou de forma autoritária e arrogante e fui até um dia reprendida de forma arrogante, autoritária, faltou-me ao respeito e humilhou-me parante um colega, e deitou-me conpletamente abaixo, dizendo q por ela eu não ficaria la a trabalhar, até no dia em recebi a notícia de q não ficaria la a trabalhar foi ela a dar-me a notícia q coicidencia so faltava rir-se na mia cara e ainda foi estúpida e indirectente chamou-me de “burra” ! Em pleno século XXI eu gostava de saber como é q ainda tem este tipo de chefia sem escrúpulos, ignorante, arrogante e mal educada a frente do pingo doce ! É inadmissível a maneira como eu fui tratada por esta mulher desde o primeiro momento em q entrei até sair do pingo doce !
    Os coloboradores muitas vezes são os que estão mais perto dos clientes que trabalham directamente com os clientes, agoa eu pregunto como pode um coloborador conseguir ter um bom desempenho a nivel profissional e prestar um bom atendimento aos clientes se é tratado desta maneira por pessoas da chefia ?!

Leave a comment.

Your email address will not be published. Required fields are marked*