1 em 4 querem emigrar: exodus, movement of the people

globe-working-around-the-clock-300x288De acordo com as últimas estatísticas, 25% das pessoas que vivem em Portugal desejam emigrar na procura de melhores condições de vida. E 1 em cada 100 está pronta a fazê-lo nos próximos 12 meses. Estes são os resultados de um estudo da Comissão Europeia sobre emprego, situação social e mobilidade.

Em apenas dois anos, de acordo com as estatísticas oficiais, 200 mil pessoas saíram do país, a maioria na busca de emprego.

Os que emigram para a Europa têm depois de competir com outros trabalhadores europeus pelo mesmo trabalho, fazendo baixar os salários dos países do centro.

Como sempre dissemos, para cada uma destas pessoas não é emigração, é exílio. E para o país é êxodo.

A procura de empregos e de melhores salários está a levar o capital humano e o saber que nos permitiria ter melhores condições para sair da austeridade. Assim, é só política de terra queimada e hipotecar o futuro.

No Governo longe vão os tempos em que o Ministro Relvas incitava os jovens a emigrar, por não ter mais nenhuma solução para apresentar a quem começa a trabalhar. Agora já devem ter percebido que não é preciso incitar ninguém ao exílio, pois todos fogem da austeridade.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather