1 em cada 2 desempregados não conta para as estatísticas

3035410dalton-jpgDe acordo com os números divulgados no passado dia 4 de fevereiro pelo Instituto Nacional de Estatística há 534 mil pessoas sem emprego que não constam das estatísticas. Assim, aos 698,3 mil desempregados “oficiais” juntam-se estas pessoas fazendo com que a taxa de desemprego em sentido lato seja de 23,8% e não 13,5%, como dizem as estatísticas oficiais.

Estas 1,232 milhões de pessoas que estão desempregadas em sentido lato juntam, para além dos desempregados oficiais, somam-se 251,7 mil em situação de subemprego, 24,6 mil como inativos à procura de emprego e não disponíveis e 257,7 mil inativos disponíveis, que não procuram emprego.

Estes dados são consistentes com uma taxa de criação de emprego que não ultrapassa os 0,5%, o que implica que quase não há empregos na economia; e com part-times involuntários de menos de 4 horas diárias que ocupam, mas não empregam, milhares de pessoas.

A taxa de desemprego subiu bastante (5,6%) face ao trimestre anterior e não se vê a retoma que Pedro Mota Soares e Pires de Lima têm apresentado.

Notícia Dinheiro Vivo aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather