14,9% desemprego: isto é o falhanço do regime

Infografia: Público
Saíram os dados do Instituto Nacional de Estatística sobre a taxa de desemprego no primeiro trimestre de 2012 que já atingiu os 14,9%, ou seja, em três meses o desemprego subiu cerca de 1%. Isto quer dizer que estão oficialmente desempregadas 819.300 pessoas.

A taxa de desemprego oficial dos jovens está agora nos 36,2%, mas sabe-se que mais de metade dos jovens estão desempregados e nem sequer conta para as estatísticas.

Não tenhamos dúvidas: o desemprego é o facto mais importante do país. Essa é a verdadeira crise. Essa é a verdadeira dívida.

Aliás, vimos ontem através do estudo do Banco de Portugal, que Portugal se situa nos piores pódios do emprego europeu: 3º lugar no desemprego; 2º lugar na flexibilidade (leia-se precariedade).

Tudo isto é causado pelo regime de austeridade do governo PSD/CDS e já provou que é um caminho errado. Infelizmente continuamos a ver um Primeiro ministro a viver num mundo de fantasia e a dizer que o “desemprego é uma oportunidade”; na verdade, talvez seja, para Passos e os patrões imporem precariedade e baixos salários. Para quem tem de trabalhar, o desemprego é desespero.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather