200 mil juntam-se para "mudar de rumo"!
Lisboa foi hoje palco duma enorme mobilização. “Mudar de rumo: mais emprego, salários e direitos” – foi esta a convocatória da CGTP, para um protesto da maior importância.
Cerca de 200 mil pessoas defilaram contra este rumo. Uma mobilização muito forte, de muita gente – e de tanta outra não esteve, porque, sabemos bem, há cada vez mais gente que nem a uma manifestação pode ir… – que se opõe a uma governação que apoia poderosos e persegue quem trabalha.
No desfile, sentiram-se e juntaram-se várias razões. Faixas e palavras-de-ordem que exigiam a revogação deste novo Código de Trabalho, mas também a denúncia do desemprego e da precariedade a alastrar.
Carvalho da silva, secretário-geral da CGTP, falou na “maior manifestação deste tipo que tivémos em Lisboa”. E acusa: “este Governo só tem aumentado o desemprego, a precariedade e a promiscuidade entre as políticas sociais e económicas”.
Este foi, sem dúvida, um enorme protesto contra as políticas que gerem a crise a favor dos seus culpados, impondo-nos todos os sacrifícios. Não foi há muito tempo que Sócrates afirmou não se impressionar com as grandes mobilizações dos trabalhadores e trabalhadoras. Sabemos que o nosso primeiro-ministro não quer ver a realidade e se julga acima dela, mas… será que agora dirá o mesmo?
Sabemos também que a inversão deste rumo não nos será oferecida. O combate ao desemprego e à generalização da precariedade, a luta pelos direitos e pelas nossas vidas, dependerá da força deste combate. A ele nos juntamos, como sempre.
notícias, por exemplo, aqui, aqui, aqui ou aqui.
by
Tinha uma certa esperança de que fosse possível defender posições contrárias ao abuso de situações precárias sem associação partidária ou ideológica. Afinal, vendo bem, parece-me que temos aqui mais um tentáculo do PCP…
Sócrates quis mesmo imitar o Salazar.
Será que conseguiu?
Acho até que o ultrapassou pela direita
Eu já fui sócio (ou tentáculo) do SCP!