200 mil juntam-se para "mudar de rumo"!

Lisboa foi hoje palco duma enorme mobilização. “Mudar de rumo: mais emprego, salários e direitos” – foi esta a convocatória da CGTP, para um protesto da maior importância.

Cerca de 200 mil pessoas defilaram contra este rumo. Uma mobilização muito forte, de muita gente – e de tanta outra não esteve, porque, sabemos bem, há cada vez mais gente que nem a uma manifestação pode ir… – que se opõe a uma governação que apoia poderosos e persegue quem trabalha.

No desfile, sentiram-se e juntaram-se várias razões. Faixas e palavras-de-ordem que exigiam a revogação deste novo Código de Trabalho, mas também a denúncia do desemprego e da precariedade a alastrar.

Carvalho da silva, secretário-geral da CGTP, falou na “maior manifestação deste tipo que tivémos em Lisboa”. E acusa: “este Governo só tem aumentado o desemprego, a precariedade e a promiscuidade entre as políticas sociais e económicas”.

Este foi, sem dúvida, um enorme protesto contra as políticas que gerem a crise a favor dos seus culpados, impondo-nos todos os sacrifícios. Não foi há muito tempo que Sócrates afirmou não se impressionar com as grandes mobilizações dos trabalhadores e trabalhadoras. Sabemos que o nosso primeiro-ministro não quer ver a realidade e se julga acima dela, mas… será que agora dirá o mesmo?

Sabemos também que a inversão deste rumo não nos será oferecida. O combate ao desemprego e à generalização da precariedade, a luta pelos direitos e pelas nossas vidas, dependerá da força deste combate. A ele nos juntamos, como sempre.

notícias, por exemplo, aqui, aqui, aqui ou aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather