A ignorância de Valter Lemos :: Secretário de Estado do Emprego

Todos os media nacionais anunciam a queda da Taxa de Desemprego com base nos números do Eurostat. É sabido que todos os anos existe uma ligeira quebra do desemprego devido à oferta sazonal e temporária (e precária) de trabalhos de verão, na sua maioria relacionados com o sector da Hotelaria e Turismo. Sabemos também que metade dos trabalhadores deste sector está numa situação de emprego precário e que só os contratados a termo atingem os 30%, só um Secretário de Estado tolo é que poderá sentir-se satisfeito com os números apresentados.
Valter Lemos, homem de mão do governo, prossegue a política de areia nos olhos quando diz que “O desemprego registado em Portugal tem vindo a diminuir desde Abril. Neste momento temos menos desempregados inscritos nos centros de emprego do que tínhamos em Janeiro» o que é  «um bom sinal». Depois de correr tanta tinta sobre números de desemprego, Valter Lemos, responsável do governo, ou é ignorante ou é mentiroso (clicar na grelha acima para ampliar). Reincide no erro quando diz que «O sentido da descida parece um sentido claro para todas as fontes de trabalho».

Pelo contrário, segundo todas as fontes credíveis de trabalho, designamente aquelas onde não “apagam” desempregagos, os números do desemprego vêm crescendo e vão continuar a crescer sustentadamente. Ainda esta semana o Comité das Autoridades Europeias de Supervisão Bancária (CEBS) divulgou um documento com a previsão de que a taxa de desemprego oficial em Portugal continuará a subir até aos 11,1% este ano e quase 12% em 2011, num pior cenário poderá chegar aos 11,3% este ano (2010) e 12,8%(2011) no próximo.
Colocamos neste post um quadro do Eurostat para o caso de Valter Lemos ter algum problema de infoexclusão. Assim ficará com uma visão mais simples sobre os números da situação gravíssima de desemprego em Portugal.

 
Ver aqui o documento do Eurostat.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather