A liberdade de imprensa também é precária! Conversa sobre os despedimentos e abuso laboral no jornalismo

Esta quarta-feira, dia 16 de Julho, a Ass. de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis (ACP-PI) organiza no Mob – espaço associativo* uma conversa sobre os despedimentos e abuso laboral no jornalismo. Na mesa estarão João Paulo Baltazar, jornalista actualmente em processo de despedimento, Ana Luísa Rodrigues, jornalista, Neuza Campina Padrão, jornalista estagiária Myriam Zaluar, jornalista precária e activista da ACP-PI.

jornalistas

O recente anúncio de mais despedimentos no grupo Controlinveste confirma que o jornalismo está em perigo: um único grupo económico, detentor de vários órgãos de comunicação social, pretende despedir 140 profissionais, 64 dos quais jornalistas. A concentração da propriedade e do poder em poucas mãos, em empresas que gerem órgãos de comunicação segundo os seus interesses privados, não só vem arrasando os direitos laborais do sector, mas em última instância coloca em causa a própria liberdade de imprensa.

É este o mote para esta conversa, com o contributo de um conjunto de profissionais, com diferentes experiências e vivendo situações diversas. Porque não podemos aceitar os despedimentos e o esvaziamento das redacções. Nem a precariedade generalizada no jornalismo, os baixos salários, os falsos recibos verdes e os estágios sem direitos. Mas sobretudo porque em causa está também o acesso à informação com qualidade e diversidade, um bem público e um direito básico em democracia.

Ver evento aqui.

*Rua dos Anjos 12 F (perto do Largo do Intendente)

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather