A pessoa do ano da Times és tu, somos nós

Este ano a revista Times elegeu o “manifestante” como a pessoa do ano. De facto, foi o rosto de milhares de pessoas na Tunísia, no Egipto, na Argélia, na Síria, na Grécia, nos Estados Unidos da América, no Chile, em Espanha, em Inglaterra, em Portugal e em muitos outros países que tomaram para si a palavra e fizeram aparecer, depois de muitos anos de recuo, um movimento com contornos globais.

As promessas de uma globalização com conteúdos sociais que iria melhorar as condições de vida de todos e todas não se cumpriram e, pelo contrário, a financiarização de toda a economia e, em particular, do trabalho, alicerçada num “mercado livre” que esmaga salários e direitos, estão a criar uma consciência planetária de que este caminho não nos chega.

Por cá, o clima de mobilização, que em todos os períodos da História fez avançar as sociedades, está a intensificar-se e os Precários Inflexíveis dão a cara pelo seu singelo contributo nessa luta que é de muitas e muitos, os e as manifestantes, as pessoas do ano de 2011 e de sempre.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather