ABIC apela à participação no protesto pelos direitos dos bolseiros

Como já tinhamos anunciado aqui, os bolseiros estão a organizar um protesto para a próxima 4ª feira, dia 23 de Setembro, às 17h, em frente à Assembleia da República. A Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) convoca esta mobilização sob o mote “Investir em Ciência é investir em quem faz!” e pretendem, desta maneira, sensibilizar toda a sociedade civil para os problemas dos bolseiros, convidando os partidos políticos e associações a tomarem posição sobre este problema.

Divulgamos aqui o apelo da ABIC, juntando-nos a ele:

“A ABIC convida-vos a apoiar e a comparecer na concentração que decorrerá na próxima semana, em Lisboa.

Após vários anos de luta, os bolseiros de investigação em Portugal continuam sem ver reconhecidos os direitos fundamentais inerentes ao desempenho de uma actividade profissional. Em Portugal, os bolseiros:
– não vêem aumentadas as suas retribuições mensais (i.e. as suas bolsas) desde 2002 (ano do último aumento), o que significa uma perda de poder de compra de cerca de 20% em sete anos;
– não são abrangidos pelo regime geral da Segurança Social (apenas com direito ao seguro social voluntário no escalão mínimo);
– não têm direito a subsídios de férias e de Natal, ou a subsídio de desemprego;- não vêem reconhecido o seu estatuto de trabalhadores, não tendo por isso acesso aos direitos que esse estatuto consagra.
Muitos bolseiros continuam ainda a assegurar necessidades permanentes das instituições, sendo essenciais ao seu funcionamento. Apesar disso, e embora muitos deles não estejam em formação, não lhes é reconhecido o estatuto de trabalhadores.

Assim, a ABIC convocou um protesto de bolseiros, que decorrerá no próximo dia 23 de Setembro (4ª Feira), pelas 17 horas, em frente à Assembleia da República, em Lisboa. A concentração terá como mote ‘Investir em Ciência é investir em quem a faz!’. Pretende-se, com esta iniciativa:
(i) que todos os partidos políticos candidatos às eleições de 27 de Setembro se manifestem, se comprometam e/ou apoiem as legítimas reivindicações dos bolseiros de investigação em Portugal,
(ii) sensibilizar a sociedade civil, as organizações sindicais e todos quantos se solidarizam com os bolseiros de investigação, para as condições sócio-laborais em que se encontram muitos cientistas em Portugal.

Porque é tempo de mostrar reconhecimento por todos os que seguem uma carreira científica no nosso país, juntem-se a nós! A presença de todos é fundamental!”
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather