Acção de professores contratados e desempregados exige fim da precariedade docente
Como anunciámos aqui, o Sindicato dos Professores da Grande Lisboa (SPGL) organizou ontem uma acção de protesto de professores contratados e desempregados. “No reino do faz de conta…”: assim foi feito o apelo, que retrata a distância entre os anúncios do Governo e a vida e condições concretas em que milhares de professores e professoras exercem a actividade docente em todo o país. Segundo os dados do próprio Ministério da Educação, existem mais de 23 mil professores contratados nas escolas portuguesas.
O PI esteve presente na acção, que decorreu em frente ao Ministério, na Avenida 5 de Outubro, em Lisboa. Os professores exibiam pancartas e máscaras, de forma simbólica. As faixas exigiam a contratação com direitos e o direito ao emprego.
Uma delegação do SPGL foi recebida pela Chefe de Gabinete da Ministra Isabel Alçada. À saída da reunião, António Avelãs, Presidente do SPGL, afirmou que a representante do Ministério reconheceu a dimensão do problema e compreende as razões do protesto, garantindo ainda que o sindicato manterá a luta contra a precariedade e desemprego na actividade docente.
by