Alterações ao Código do Trabalho provocam Greves em dezenas de empresas

Dezenas de empresas vão fazer greve às horas extra

Os trabalhadores e trabalhadoras de dezenas de empresas de vários setores, como a SECIL, da Lisnave, da Portucel, da EMA 21, entre outras, anunciaram já pré-avisos de greve às horas extra por tempo indeterminado até que as respetivas administrações acordem manter o valor das horas extraordinárias praticadas nas empresas.

Como se sabe, as alterações ao Código do Trabalho promovidas pelo Governo PSD/CDS-PP e que foram vendidas à opinião pública como consensuais, dimimuiram o valor das horas extra para metade. Esta alteração pode parecer de impacto reduzido, mas a verdade é que muitas empresas usam as horas extra como forma de não realizarem mais contratações e uma grande parte das pessoas que trabalham com baixos salários compunham os seus ordenados com o que ganhavam nessas horas extra. 

Ou seja, com esta alteração ao valor do trabalho extraordinário, e como os Precários sempre disseram, o Governo reduziu o valor dos salários e promoveu o desemprego por não incentivar à contratação de mais pessoas. É um erro trágico que já está a levantar uma guerra no mundo do trabalho e que irá ter impactos negativos na economia nacional. Sempre que olhamos para os números verificamos que o Governo não é capaz de reduzir a dívida e o défice, mas consegue sempre diminuir o valor do trabalho.

Ver notícia DN aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather