Amas da Segurança Social a falsos recibos verdes denunciam ameaça de despedimento

As amas da Segurança Social (SS) estão, desde 25 de Junho, a receber cartas da própria SS onde são ameaçadas de despedimento se não puserem em dia as suas contribuições para a SS.
Estas profissionais são obrigadas a assinar um contrato de exclusividade com a SS ou com IPSS’s, recebendo apenas 712,5 euros por até 12 horas de trabalho diário, tendo de descontar 32% desse dinheiro para a SS (regime alargado).
Assim, com cerca de 500€ por mês, muitas amas atrasaram os seus pagamentos à SS e são agora ameaçadas de despedimento se não pagarem a sua dívida. A responsável da SS com quem as amas reuniram na passada segunda-feira garantiu que a carta não contém uma ameaça de despedimento mas sim uma proposta de renegociação da dívida.
Mas as amas ripostam que, se já é quase impossível cumprir com os 201€ por mês para a SS, como podem ainda pagar as multas?

Este é o melhor exemplo da injustiça das dívidas dos falsos recibos verdes à SS. As amas e milhares de outros falsos recibos verdes transportam as dívidas dos seus patrões e, neste caso, são mesmo ameaçadas de ficarem sem emprego se não pagarem.
Os Precári@s Inflexíveis acompanharam  este caso desde o início e estão a colaborar com as amas para que as devedoras não sejam despedidas e para que o seu regime de contratação seja revisto.
Mas, essencialmente, Amas, Precári@s Inflexíveis, Intermitentes e FERVE juntam-se para exigir à Assembleia da República que acabe hoje mesmo, na discussão da Petição Antes da Dívida Temos Direitos, com a vergonha das dívidas dos falsos recibos verdes à Segurança Social.
Notícia Público aqui.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather