Amas da Segurança Social reuniram no Porto

No passado sábado dia 25/09/2010 realizou-se no Porto, no Sindicato dos Professores do Norte, a primeira reunião entre amas da Segurança Social, a APRA (Associação Professional do Regime de Amas), advogadas e os Precários Inflexíveis.

Numa tentativa de iniciar uma luta conjunta pelo reconhecimento do posto de trabalho como trabalhadoras dependentes e por conseguinte a obtenção de todos os direitos que daí advêm, nomeadamente a existência de um contrato de trabalho e pagamentos justos e correctos à Segurança Social, juntaram-se cerca de 60 amas numa sala onde o tom de indignação falou mais alto.
A presença das advogadas Mónica Catarino e Sara Dias de Oliveira permitiu o esclarecimento de todas as dúvidas legais e judiciais deste processo tão complexo em que tantas vidas estão envolvidas. É bom relembrar que grande parte destas amas receberam em casa uma carta de intimidação da Segurança Social a ameaçar despedimento caso não resolvessem a sua dívida à Segurança Social.
Para que os processos de cada uma possam seguir e as advogadas possam averiguar caso a caso cada situação e ver como se pode actuar, é necessário que cada ama envie para a APRA a seguinte documentação:
– Cópia de todas as carta recebidas da segurança Social;
– Cópia de contrato de prestação de serviços (caso exista);
– Cópia dos 3 primeiros e 3 últimos recibos verdes passados à entidade para aqual trabalham;
– Cópias dos acordos de pagamento da Segurança Social;
– Regulamentos, avaliações e ordens escritas;
– Nome, morada, contactos, NIF, nº de contribuinte;
– Breve resumo escrito da sua situação enquanto ama.
Os Precári@s Inflexíveis e as advogadas Mónica e Sara estarão disponíveis para reunir e esclarecer em qualquer ponto do país qualquer grupo de amas que assim o precise.
As amas presentes na reunião compreenderam claramente que o apoio judicial é importante, mas que só a emergência de formas de luta contra os falsos recibos verdes no Estado poderão mudar o cenário actual da calamidade que é o uso e abuso dos falsos recibos verdes em Portugal. A luta das amas é um exemplo para todos os falsos recibos verdes, e o primeiro passo para essa luta é a mobilização!
Por isso, se tens contacto ou conheces alguma ama da SS, passa a mensagem e fá-la juntar-se a esta luta!
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather