Amas reúnem em Odivelas contra os falsos recibos verdes
Como anunciado aqui e repetindo a excelente experiência da reunião no Porto, a Ass. das Profissionais do Regime de Amas (APRA) e os Precár@s Inflexíveis reuniram ontem em Odivelas com mais de 25 amas da Segurança Social e de Instituições de Solidariedade Social para discutir os falsos recibos verdes e a dívida à Segurança Social que muitas destas amas enfrentam.
Foi uma sessão muito rica, onde se desfizeram muitos dos conceitos errados sobre o que são falsos recibos verdes, o que são as contribuições para a Seg. Social e qual deve ser o estatuto das amas que trabalham directamente para o Min. do Trabalho e Solidariedade Social.
Muitas destas mulheres receberam a infame carta do Ministério que as tutela exigindo que fosse saldada a sua falsa dívida à Seg. Social para que não fossem despedidas. Relembramos que a APRA, o PI e as Dras. Mónica Catarino e Sara Dias de Oliveira estão a prestar apoio jurídico a todas as amas que assim solicitarem.
Deste plenário saiu também a ideia de um abaixo assinado das amas ao Min. do Trabalho e da Solidariedade Social exigindo serem reconhecidas como trabalhadores por conta de outrem e a convocatória para um Magusto de Amas e de residentes de Chelas no próximo dia 13 de Novembro para que possamos juntos debater a urgência e importância da Greve Geral de dia 24 de Novembro.






