Anúncio de emprego a falsos recibos verdes – Novabase Digital TV

Fomos alertados para mais um anúncio de emprego em que a ilegalidade é abertamente confessada. Nesta “oferta” da Novabase Digital TV, a empresa procura trabalhadores para apoio técnico em call center, mas anuncia que se recusa a celebrar os devidos contratos de trabalho. O anúncio refere a existência de horário, a utilização das instalações e material da empresa, exige assiduidade e fala na formação dos trabalhadores, mas impõe o “regime de prestação de serviços”, ou seja a falsos recibos verdes.
Infelizmente, sabemos como esta situação está longe de corresponder a um caso isolado. Os falsos recibos verdes são uma gritante realidade no país, que atinge centenas de milhar de trabalhadores e que se mantém à custa da impunidade e incumprimento generalizado da legislação e dos direitos. Como neste caso, essa mesma impunidade leva a que as empresas que escolhem negar os direitos devidos aos trabalhadores e às trabalhadoras não tenham sequer a preocupação de o omitir nos anúncios de emprego. Como sempre, vamos dar nota desta situação à Autoridade para as Condições do Trabalho e esperamos que esta descarada ilegalidade não permaneça.

Actualização: pouco tempo depois da nossa denúncia, o anúncio foi modificado para retirar a parte em que se explicitava o “regime de prestação de serviços”. No entanto, não é difícil prever qual a intenção de quem deliberadamente escolhe não cumprir a lei e negar direitos aos trabalhadores. Por isso, apelamos à divulgação desta informação e, a quem se candidatar à “oferta”, que denuncie, caso se mantenha a ilegalidade, a tentativa de impor os falsos recibos verdes. Podem enviar mail para precariosinflexiveis@gmail.com.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather