Artistas e Públicos Indignados
No dia 17 de Setembro, às 17h, terá lugar no Rossio de Lisboa uma concentração / protesto de Artistas e Público Indignados. Esta quinta-feira, os promotores da iniciativa dão uma conferência de imprensa. De realçar que o manifesto desta iniciativa foi já subscrito por importantes figuras da Cultura e não só.
Actualmente, a Cultura e as Artes, estão a ser alvo de um desmantelamento progressivo que tem apenas como critério uma atitude mercantilista por parte do poder decisório. O actual governo foi mais longe ainda e terminou com o estatuto ministerial que, duramente, a Cultura tinha ganho. Este foi, o primeiro sinal de algo que está para surgir e em força, uma tentativa de destruir a massa crítica que possa surgir através deste sector e um incómodo visceral que a coligação PSD/CDS-PP demonstra ter com aqueles que inventivamente querem passar mensagens que deixem espectadores a pensar.
Curiosamente, ou talvez não, a primeira medida que se sabe estar a ser estudada pela actual tutela da Cultura, é nada mais nada menos que uma “aplicação” do IVA em todas as actividades culturais.
O paradigma actual de visão sobre a Cultura tem de ser alterado, é urgente exigir que os decisores políticos a encarem como uma pedra basilar do desenvolvimento do país e da educação dos seus cidadãos. À semelhança de outros governos, também este deseja que o turismo atraia investimento e visitas do estrangeiro, mas também este governo falha na sua promoção, ignorando que o seu património histórico, arquitectónico e artístico é fundamental para que mais pessoas queiram conhecer Portugal.
Assim, apelamos a todos que estejam desgostosos com o estado de coisas na Cultura e nas Artes, que se juntem a este protesto e que mostrem, claramente, que artistas e públicos exigem respeito e não aceitarão cortes nos apoios e nas condições de trabalho.
by