Assédio Moral – Não deixes que te pisem!

Hoje sentada no sofá e à frente da tv dei de caras com uma reportagem da RTPN no programa “linha da frente” que mexeu comigo e apetece-me partilhar convosco. Não sei se já alguma vez ouviram falar nisto mas trata-se de assédio moral (Mobbing)! Infelizmente todos já devemos ter passado por isso, ou já assistimos ou conhecemos alguém que já tenha passado por tal, por isso achei tão importante partilhar!

Segundo a wikipédia, assédio moral é “a exposição dos trabalhadores e trabalhadoras a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho e no exercício de suas funções. São mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas, em que predominam condutas negativas, relações desumanas e anti-éticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado(s), destabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.

Por ser algo privado, a vítima precisa efectuar esforços redobrados para conseguir provar em tribunal o que sofreu, mas é possível conseguir provas técnicas obtidas de documentos (actas de reunião, fichas de acompanhamento de desempenho, etc.), além de testemunhas idôneas para falar sobre o assédio moral cometido.”

Há um site brasileiro só sobre este tema. Se vos despertar este tema acho que devem dar uma olhadela. Aliás há muita informação na internet sobre isto.

O trabalhador, o elo mais fraco nas relações laborais, muitas das vezes tem de suportar pressões e humilhações por parte dos seus superiores que podem levar a sentimentos de inferiorização e revolta, é o chamado “não mata, mas mói”! Estes casos têm que ser sempre denunciados e travados.

Parece um tema simples mas ninguém fala nisto, porquê??!! Porque é que um mal que afecta cerca de 30% dos trabalhadores não tem a projecção que devia ter??
Mais uma vez o medo, o desconhecimento e a fraca força da justiça em Portugal levam ao silêncio e ao encobrimento de um enorme flagelo como este!
Não nos podemos calar! Não podemos deixar que nos pisem!

Sara Rocha

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather