Associações colocam as questões da imigração na agenda das eleições europeias

Associações de imigrantes interpelam candidatos/as ao Parlamento Europeu:
Directiva de Retorno e Pacto Sarkozy
em debate

4ª feira, 3 Junho, 15h, FNAC-CHIADO (Lisboa)

Depois da última mobilização de imigrantes, no passado dia 17 de Maio, para dizer “Não à Europa da Vergonha”, no contexto duma “Jornada Europeia pelos Direitos dos/as Imigrantes”, várias associações de imigrantes organizam amanhã uma conversa com candidatos ao parlamento europeu.

A iniciativa “Associações de imigrantes interpelam candidatos/as ao Parlamento Europeu” desafia candidatos de todas as listas às eleições europeias para um “debate sobre as políticas de imigração da UE”. Estas associações procurarão saber o que pensam os diversos partidos sobre, por exemplo, “a regularização dos/as indocumentados/as, o reconhecimento dos direitos de cidadania dos/as imigrantes, o fim da criminalização da imigração e a refundação das relações Norte-Sul”. Até ao momento, estão confirmadas as presenças do Bloco de Esquerda, da Coligação Democrática Unitária, do Movimento Esperança Portugal, do Movimento Partido da Terra, do Partido Humanista, o Partido Popular Monárquico e do Partido Operário de Unidade Socialista.

Estas associações integram uma plataforma europeia om mais de 150 organizações, que, unidas sob o documento “Por uma Europa respeitadora dos direitos dos/das Imigrantes”, “reivindicam uma outra política migratória, coerente com os princípios dos que a UE se reclama: paz, democracia, cooperação, justiça, respeito pelos direitos humanos e livre circulação de pessoas”.

A precariedade e a exploração não têm fronteiras. Os imigrantes são quase sempre precários, duplamente penalizados: mais explorados e afastados dos direitos de cidadania. Esta é, portanto, uma luta de toda a gente. E que tem mesmo que estar na agenda da Europa.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather