Banco de Portugal: mais recessão e menos 88,5 mil empregos em 2013

Infografia Público
Infografia Público

O Boletim de Inverno do Banco de Portugal saiu ontem e as previsões que contém são devastadoras e revelam um futuro sombrio para 2013. O PIB deverá baixar 1,9%, em vez dos 1,6% previstos pelo BdP em Novembro ou os 1% previstos por Vítor Gaspar no OE2013. Essa redução da atividade económica fará com que a meta do défice fique aquém do acordado com a troika em 0,4%, o que implicará mais cortes e mais recessão. A economia perderá ainda mais 88,5 mil postos de trabalho, o que a acrescentar aos já 1,4 milhões de pessoas que não encontram trabalho, representa a maior crise económica e social dos últimos 40 anos.

“Espiral recessiva” foi a expressão usada por Cavaco na mensagem de ano novo e é isso mesmo que Portugal está a atravessar devido ao regime de austeridade que o Governo e a troika estão a aplicar.

Há dias Passos Coelho falava de já podermos ver a luz ao fundo do túnel, mas a sua grande solução, as exportações, estão a crescer de forma muito mais lenta do que o Governo antecipava, até porque a recessão está a atingir toda a Europa.

A espiral recessiva pode dar lugar a uma depressão económica de onde não temos meios para sair. A persistência no caminho do regime da austeridade é pura teimosia ideológica e quem sofre são os desempregados, os precários, os que têm de trabalhar para viver.

Notícia Público aqui.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather