Boas notícias: as amas não vão ser despedidas

Imagem CGTP
Imagem CGTP

A Associação das Profissionais do Regime de Amas divulgou esta segunda-feira no seu facebook que tinha recebido garantias do Bloco de Esquerda e do PCP de que o Ministro Vieira da Silva iria prorrogar o regime transitório das amas de forma a não deixar entrar em vigor as alterações que o anterior Ministro Pedro Mota Soares quis fazer e que iriam levar ao despedimento de 400 amas.

As amas denunciaram o plano do governo PSD/CDS-PP dizendo que “esta lei é a maior maldade de todos os tempos” a um grupo profissional que durante 30 anos foi mantido a falsos recibos verdes pela Segurança Social.

Esta vitória é uma boa notícia que vai ao encontro das pretensões das amas, mas não chega. É necessário que as amas sejam integradas no sistema educativo, que saiam da precariedade a que estão sujeitas, até como forma de proteger o serviço que prestam às famílias e às crianças que acompanham.

As amas chegaram a anunciar uma manifestação para reivindicar o adiamento da lei do anterior governo, mas com este avanço decidiram desmarcar a manifestação e reafirmar a sua posição de diálogo.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather