Bolseiros exigem aumento das bolsas
A ciência em Portugal é, há muito tempo, um território de precariedade. Quem dedica a sua vida à investigação científica está, na larga maioria dos casos, dependente de bolsas – quase sempre durante muitos anos, apesar de desenvolver um trabalho permanente e continuado. Além desta condição insustentável – em que estes trabalhadores e trabalhadoras são injustamente tratados como “estudantes subsidiados”, com direitos mínimos à protecção social, por exemplo -, a situação destas pessoas é agravada pelo facto das bolsas de investigação científica não serem actualizadas há sete anos!
Foi esta realidade que a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) levou para uma reunião com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. A reunião com o Secretário de Estado Manuel Heitor, na passada terça-feira, serviu também para entregar as cerca de 5000 assinaturas recolhidas pela associação, num abaixo assinado que exige o aumento do valor das bolsas.
«“Desde 2002 que os bolseiros em Portugal não têm qualquer aumento, nem mais protecção social, nem mais coisa nenhuma e, segundo as nossas contas, em 2008 já tínhamos perdido 20 por cento do poder de compra”, disse à Lusa a presidente da ABIC, Luísa Mota, depois da reunião com o secretário de Estado.»
notícia Público, aqui.
by