Carga policial sobre manifestantes do 1º de Maio em Setúbal
A polícia carregou e disparou tiros de shotgun contra um grupo de manifestantes que celebravam o 1º de Maio em Setúbal. De acordo com relatos no Indymedia, no final da manifestação do 1º de Maio Anti Capitalista, algumas pessoas mantiveram-se no Largo da Fonte Nova, em Setúbal, e, pouco depois, terá chegado uma carrinha da polícia investindo contra as pessoas que estavam na praça e disparando balas de borracha.
Um dos manifestantes terá ficado ferido nos joelhos e outras pessoas terão ficado com ferimentos por causa da acção da polícia. Há ainda relatos de detenções.
Os Precários Inflexíveis estão solidários/as com estes manifestantes e consideram que não há nenhuma razão que justifique a acção da polícia. Na comemoração do do 1º de Maio é inadmissível que a polícia reprima trabalhadores e trabalhadoras que se manifestavam pacificamente.
Notícia Sol, Público, Indymedia e foto do blog Spectrum.
by
“…a partir de determinada altura os anarquistas acabaram por seguir outro percurso, em direcção ao Largo da Fonte Nova.
Fonte policial adiantou que os incidentes terão começado quando as forças policiais chegaram ao local e foram recebidas com o arremesso de vários objectos, depois de terem sido alertadas por populares para o barulho e para alguns comportamentos menos próprios dos anarquistas.”
a fazer fé nas palavras dos jornais…houve desrespeito por parte dos manifestantes que no trajecto supostamente autorizado para a manifestação…quer no tipo de comportamento para com os concidadãos.
perante este tipo de atitudes, os PI ainda se manifestam solidário?
qual a vossa ideologia? a dos sem lei e nem respeito?
é disto que o BE gosta…..
cada um acredita no relato que quer… as televisoes eu ja sei que mentem …
seguramente que este cidadão indignado com ideologias deve ter ficado em casa sentado na sua belíssima poltrona, pois se tivesse saído à rua ontem ou nos últimos anos para exprimir o seu descontentamento com a situação deste país(se for o caso), sentiria na pele a realidade e a indignação como eu e os meus companheiros de trabalho sentimos. Apaguem a bosta da televisão e façam juízo às vossas palavras.
Caro Anónimo,
Qualquer pessoa que prezo os valores humanistas, e de paz, luta com toda a determinação contra a injustiça, com força, partindo um um objecto se necessário.
Mas infligir sofrimento a alguém de forma consciente, disparar tiros para os joelhos de outra pessoa é manifestamente contra a humanidade, é cobarde e estúpido por qualquer prisma que se queira observar.
1º – Não podemos admitir que no 1º de Maio seja preciso “passar um recibo” para poder manifestar a posição de pessoas e trabalhadores onde quer que seja local público. Por isso, respondendo-lhe pessoalmente: solidariedade total para com os manifestantes independentemente do percurso. Nem que eles tivessem ocupado o Banco de Portugal de forma pacífica se justificam os tiros contra pessoas desarmadas.
2º – Não há nenhum relato popular ou sequer da CGTP a alegar que os manifestantes provocaram disturbios, e lamento, mas se um carro com som chateia meia-duzia de pessoas, a alienação colectiva organizada no futebol profissional e nos circo que se desloca com chateia muito mais e é bem mais violenta.
3º – É também estúpido porque não será muito tarde em que manifestações pacíficas se prepararão para confrontos com a polícia de outra forma: “para o que der e vier”.
Nessa altura não venha dizer que os manifestantes são perigosos terroristas.
Cumprimentos
!..forças policiais chegaram ao local e foram recebidas com o arremesso de vários objectos
…comportamentos menos próprios dos anarquistas….!
é óbvio, que a polícia não ia ficar quietos. Agora, terão que responder em inquérito, em sede própria, porque Portugal é um estado de Direito..apesar de andar para ai gente a apregoar à revolução.
qualquer manifestação careçe de autorização no governo cívil.
Quanto ao futebol, em parte tem a sua razão, existem exageros, e deviam ser punidos, mais, do que o já são. Contudo, se é alienação, cada um tem direito à sua para fazer face aos problemas que afectam a sociedade, não sendo isso censúravel, de modo algum. Temos que ter tolerância, ser flexíveis. Se essa palavra não faz parte do seu vocabulário…
dpx inda kerem ke as pessoas tenham mais filhos.. pra kê? pra terem mais pessoas a kem dar bastoanada e tiros? eu realmente pensava ke viviamos num estado de direito mas pelos vistos vivemos num estado repressor.. realmente vale a pena ter filhos num país como este? é por isto ke este país tá como tá.. os policias ke batem e disparam sobre as pessoas ke os tenham porque ao menos assim kuando os filhos deles vierem a passar fome verem como é ke é trabalhar pra um sistema ke n resulta.. e mtas vezex têm ke pagar as proprias fardas.. é mesmo triste n é?
isto ker é fazer manifestações como se faz na grecia e em inglaterra já ke as manifestaçoes pacificas nao resultam e o pessoal leva bastonada na mesma.. por isso levar bastonada por levar bastonada porque nao?