"Cerco ao Congresso": centenas de milhares manifestam-se em Madrid contra a austeridade

Praça Neptuno frente ao Congresso repleta de gente contra a austeridade
Ontem à tarde centenas de milhares de pessoas participaram numa enorme manifestação na capital espanhola. Este protesto cercou o congresso dos deputados e os manifestantes gritaram palavras de ordem contra a austeridade que está a ser imposta pelo governo PP de Rajoy. As pessoas concentraram-se nas vias adjacentes ao congresso e perto do final da tarde desembocaram na praça Neptuno.

Muito embora tenham corrido mundo as imagens das cargas policiais só houve confrontos porque a polícia tinha ordens para “tolerância zero” por parte do Governo.

Como em Portugal e na Grécia, também no Estado Espanhol se veem enormes manifestações populares e convocadas nas redes sociais contra as medidas de austeridade que destroem o emprego e a economia. Como é sabido estes são os países com maior taxa de desemprego da zona euro, o que é reflexo do regime de austeridade que os governos e a Comissão Europeia estão a implementar.


Em Espanha ainda não existe um pedido de “resgate” como o que aconteceu em Portugal, na Grécia ou na Irlanda, mas o FMI, o BCE e a CE já enviaram 100 mil milhões de euros para alimentar o sistema financeiro espanhol e o Governo implementou um programa de medidas de austeridade para que os cidadãos e cidadãs pagassem o que foi dado aos bancos. No entanto, cada vez mais se fala de um programa de “resgate” integral para Espanha, o que custaria centenas de milhares de milhões de euros.

Hoje voltamos a dizer a consigna que já gritámos muitas vezes na rua: Espanha, Grécia, Irlanda, Portugal, a nossa luta é Internacional! España, Grécia, Irlanda, Portugal, nuestra lucha es internacional!

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather