Chipre: o mundo voltou a mudar, mas a brutalidade da troika não muda

BFkFrgaCMAECgEbDurante este fim-de-semana alargado o Governo do Chipre anunciou uma taxa que é um autêntico confisco sobre os contribuintes. A troika que está no Chipre obrigou o Governo a implementar um imposto extraordinário de 9,9% aos depósitos com mais de 100 mil euros e de 6,75% aos inferiores a esse montante. O Primeiro-ministro cipriota disse “não ter outra alternativa” para receber o resgato financeiro da troika, o “plano de ajuda”, como lhe chamaram em Portugal.

De um momento para o outro a população acorreu aos ATM, tentanto retirar o máximo dinheiro possível das contas bancárias e amanhã, depois do feriado, é possível que haja um colapso financeiro no país.

As ondas de choque desta ação da troika do FMI, Banco central europeu e Comissão Europeia estão a sentir-se por toda a Europa e os juros da dívida de vários países como Portugal já atingiram valores recorde dos últimos meses.

A brutalidade desta ação mostra que não há nenhuma “suavidade” da atuação da troika em nenhum dos países. Se é para proteger os credores internacionais, que se lixem as pessoas desses países.

Agora o plano de Gaspar, Passos e Portas piora muito, porque não é só a recessão de 2,3%, o desemprego de 18,2% ou o falhanço da aposta nas exportações, os juros dos títulos da dívida vão crescer muito e a brutalidade e pobreza geradas terá sido em vão pela ação da própria troika que comanda Portugal.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather