Cidade sueca experimenta jornada laboral de 6 horas
Os trabalhadores da câmara de Gotemburgo na Suécia vão passar a trabalhar apenas 6 horas diárias sem redução de salário. A ideia é fazer uma experiência para aumentar a eficiência do trabalho e fazer uma poupança nas contas do município.
Metade dos trabalhadores farão este horário e a outra metade fará o horário normal de… 7 horas. Depois “vamos comparar os grupos” diz o vice presidente da câmara.
Por cá, o governo de Passos Coelho aumentou o horário dos funcionários públicos obrigando-os a trabalhar mais de 8 horas diárias (40 horas semanais) quando a média do sector privado é de 7,5 horas. Na Suécia os promotores da iniciativa dizem que vão aumentar a produtividade e criar novos postos de trabalho; em Portugal, o governo vai avançar com despedimentos no Estado por causa do aumento das horas de trabalho.
Notícia aqui.
by
Maldito o dia em que nasci em Portugal e não na Suécia…Já não aguento mais contemplar com inveja estas vidas felizes e eu após tanta dor e esforço estou a ver os anos a passar e os meus sonhos a morrer.
(e claro como todos sabemos, a conversa do “vai viver pra lá” é uma treta, porque quem vai emigrar não leva a familia, a casa e os amigos….emigrar é pra quem quer, não é uma solução mágica que serve a todos…e alem disso emigrar á força é exilio, não é “abrir de horizontes”..)