Concurso FCT de bolsas doutoramento e pós-doc – onde estão os prometidos resultados antes do final de 2013?

PORTUGAL MANIFESTAÇÃO DE BOLSEIROSNo fim de Novembro, o Grupo de Bolseiros da Associação de Combate à Precariedade – PI reuniu com o Diretor dos Recursos Humanos da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Alexandre Caldas. Nessa reunião (ver resumo aqui), Alexandre Caldas garantiu que os resultados do concurso de Bolsas Individuais de Doutoramento, Doutoramento em Empresas e Pós-doutoramento 2013 seriam divulgados até ao final de Dezembro de 2013.

Faltam hoje poucos dias para o mês acabar, e até agora, os resultados continuam por divulgar. Isto traz graves consequências para os candidatos a Doutoramento que precisam formalizar o seu processo nas Faculdades e iniciar o pagamento de propinas e para os candidatos a Pós-doutoramento, que continuam com as suas vidas em suspenso, sem saber o que os próximos meses lhes trarão.

Embora o programa Horizonte 2020 exija que até 2020 seja feito um investimento em I&D de 3% do PIB, o orçamento de estado para a FCT voltou a sofrer uma grande redução este ano. Isto vai refletir-se no número de bolsas de Doutoramento e Pós-doutoramento, que representarão no concurso de 2013 apenas 50% e 15%, respectivamente, das bolsas atribuídas no concurso de 2012. Este desinvestimento vai deixar milhares de doutorados no desemprego, sem qualquer proteção social, e centenas de investigadores sem apoio para completar a sua formação avançada.

Os anunciados cortes na investigação, bem como a dificuldade em cumprir prazos que afectam a vida dos milhares de bolseiros que asseguram a investigação, estão a levar a uma emigração em massa de investigadores altamente qualificados. O governo está a demitir-se da sua responsabilidade para com estas pessoas, depois de investir milhões de euros na sua formação. A única solução de Passos Coelho e de Nuno Crato para estas pessoas é mesmo a emigração, condenando a investigação em Portugal. A única solução para Passos Coelho e Nuno Crato, dizemos nós, é a demissão.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather