Conselho de Finanças Públicas e OCDE dizem que o país vai ficar pior, troika avalia

Começa hoje a quarta avaliação da troika que irá culminar num cheque de 4 mil milhões de euros de um total de 78 milhões e que, pelo qual, teremos de pagar 34,4 mil milhões só em juros. os avaliadores do FMI, da CE e do BCE estarão concentrados em verificar se Portugal está a cumprir o receituário.

E os números dizem que está. O recém criado Conselho de Finanças Públicas (CFP) divulgou ontem o seu primeiro relatório e informou que o Documento de Estratégia Orçamental do Governo (2012/2016) é demasiado optimista nas previsões macroeconómicas e a OCDE prevê uma recessão de 3,2% para este ano de 0,9% para 2013. 

Ou seja, a troika irá encontrar um país com uma economia em colapso, um desemprego galopante, uma precariedade crescente, os salários em degradação (40% de redução nos funcionários públicos), tal como era o seu plano. Aliás a OCDE estima que serão necessárias mais medidas de austeridade, ao contrário do que tem sido dito pelo Primeiro-ministro e pelo Ministro das Finanças.

Pelo caminho ficam as esperanças vãs do Presidente da República que ontem afirmou em Timor que a troika deveria ter mais atenção ao crescimento e ao emprego.
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather