"Corte na TSU terá de vir do aumento do IVA" – Passos Coelho

O Primeiro-ministro avisou desde a Polónia que a descida da Taxa Social Única só poderá ser compensada por um aumento do IVA. Passos Coelho disse ainda que o IVA já iria subir de qualquer forma porque precisam desse dinheiro para pagar o défice nas contas públicas.
O Primeiro-ministro disse depois que pretendia realizar estas mudanças sem afectar o crescimento económico.
Todas estas opções são erradas e vão criar mais desemprego e recessão.

Primeiro, porque baixar a TSU (ou a contribuição de 23,75% dos patrões para a Segurança Social) não fará crescer a competitividade e apenas aumentará o lucro das empresas, o que não contribui para mais emprego, de acordo com o próprio relatório do Governo sobre esta matéria.
Segundo, porque este corte, que o FMI quer que seja de 8%, implica que se vá buscar mais 2% do PIB através do IVA. Mas o aumento do IVA torna os produtos mais caros, diminui a actividade económica, faz aumentar o desemprego e gera menos receita fiscal porque as pessoas compram menos.

Passos Coelho quer impor uma política errada que tem como resultado menos dinheiro no bolso das famílias, menos procura de bens e serviços, mais desemprego, aumento do défice, mais recessão e mais lucros para as empresas.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather