Cortes salariais: Tribunal decide em favor de trabalhadores dos CTT em luta
O Tribunal do Trabalho de Lisboa decidiu que a administração dos CTT terá de indemnizar os trabalhadores com valor correspondente aos 5% de salário cortado e acrescidos de juros de mora legais, até integral pagamento.
Este é o resultado de uma longa luta protagonizada pelo Sindicato Democrático dos Trabalhadores das Comunicações e dos Media contra as medidas aprovadas e postas em prática pelo Governo de José Sócrates, desde 1 de Janeiro de 2011, que reduziram os salários da função pública em 5%.
Para além do pagamento correspondente aos cortes de salário, acrescidos de juros, os trabalhadores conseguiram ainda assegurar a sua normal progressão na carreira e o pagamento de todas as prestações sociais em atraso – subsídio de alimentação, abonos, custos de transporte, etc.
A administração dos CTT afirma que vai recorrer ao tribunal constitucional para anular a devolução dos cortes nos salários.
Os Precários Inflexíveis saúdam os trabalhadores dos CTT e afirmam a sua total solidariedade com a sua luta e dos sindicatos que os representam. A redução de salários e a desvalorização do trabalho representam, para além de um assalto aos rendimentos destes trabalhadores, um enorme retrocesso social.






