Denúncia de falsos recibos verdes no Metro do Porto
Como refere o movimento FERVE, a ViaPorto, consórcio para a subconcessão da operação e manutenção da Metro do Porto, é responsável pela contratação dos agentes de estação, promovendo a precariedade nesta contratação. Segundo um testemunho que igualmente recebemos, há trabalhadores com contrato de trabalho e outros 75 que se encontram ilegalmente a recibos verdes. Esta denúncia foi já encaminhada para a Autoridade das Condições de Trabalho.
Vejamos:
1- Local de trabalho: Metro do Porto;
2- Horário: Estão obrigados a cumprir um horário diário de 8 horas e têm uma escala mensal;
3- Salário: Recebem mensalmente um valor fixo, sendo que o subsídio de alimentação incluído é muito inferior ao dos restantes Agentes de Estação ViaPorto;
4- Hierarquia: Dependem de duas chefias às quais estão obrigados a reportar e cumprir normas de procedimentos internos;
5- Direitos: Não há férias, subsídio de férias, de Natal, segurança social, desemprego, doença, nem seguro;
6- Farda: Tiveram de pagar a farda, que é igual à dos agentes com contrato de trabalho (fornecida gratuitamente).
O consórcio Via Porto assinou contrato com a Metro do Porto no passado dia 26 de Fevereiro, tendo iniciado as suas funções de gestão no dia 1 de Abril deste ano, como noticia o Jornal de Notícias.
by
Anúncio de emprego do ano: http://www.centro-emprego.com/emprego/554887-estagio-fiel-de-armazem.shtml
Fazer um estágio em «burro de carga» em armazém? Ah, ah, ah! Ao que isto já chegou, servirem-se dos «estágios» para empregos deste género. Daqui a pouco também há estágios para baldes de massa nas obras. Que decadência.
É de lamentar que 75 funcionários contratados pela bex, estejam nestas condições precárias, desde o pagamento da farda, o facto de terem que cumprir horários, ter chefias bem como ganharem 600eur por mês, enquanto os da via porto auferem um valor de quase 900eur e com direitos etc…
só não consigo perceber o porque de se demorar tanto a resolver um caso como este,gravíssimo…sabendo eu que estão a existir ameaças e até já houveram alguns despedimentos para quem apenas quer ver os seus direitos reconhecidos.
O ministério responsável pelo trabalho deve actuar rapidamente, porque não me admira que futuramente as coisas comecem a ter outro rumo, sempre ouvi dizer que um/a homem/mulher injustiçado é capaz de tudo!!!cuide se TELMA, tem os dias contados na BOAVISTA EXPRESSOS!!!