Denúncia: PT Contact aproveita-se de trabalho barato e chama-lhe "formação"

Chegou-nos esta denúncia acerca da PT Contact que aqui divulgamos:
“Contactei ontem os Precários Inflexíveis  a denunciar uma situação que ocorreu ontem comigo. Fui a uma sessão de esclarecimento para uma oferta de emprego como operadora de call-center, o cliente é a PT Contact no Porto ( Rua Tenente Valadim) e a empresa de trabalho temporário é Egor. Para exercer as funções o trabalhador terá de efectuar formação durante três meses com início a 17/-10-2011até 19-01-2012. O horário de formação é das 15h-23h de 2ª a 6ªfeira. Durante 21 dias o formando recebe 7,50 Euros por dia e 15 Euros durante os restantes 48 dias.

No final do período de formação o formando poderá ter um parecer “Favorável” ou “Não Favorável”. Ao parecer “Favorável” corresponde a entrega de um certificado de aproveitamento e de uma eventual (eventual sim…o formando ainda não sabe se será contratado ou não!!!!!) proposta de celebração de contrato de trabalho a termo com a Autsource. Caso o parecer seja “Não Favorável” o formando não terá direito  à bolsa de formação.
Já em relação ao contrato de trabalho este é renovável de 15 em 15 dias automaticamente até um ano. O horário de trabalho  é compreendido entre as 18 h e as 23 h. Existem duas folgas fixas que podem não ser ao fim-de- semana. A remuneração base são 3,03 Euros /hora e 3 Euros /dia de subsídio de alimentação. Pelos vistos agora já nem subsídio nocturno pagam…porque não está contemplado.
O SINTTAV tem conhecimento destas e outras situações, e sinceramente..pouco ou nada devem estar a fazer para resolver o problema. Os membros da Direcção do SINTTAV Porto conhecem bem esta e outras situações, aliás, tanto o Presidente como o Vice-Presidente trabalham na PT Contact e o último trabalha na PT da Rua Tenente Valadim.
A ACT também não pode agir nesta situação pois é considerada, realmente formação. Aquilo que me disseram membros da CGTP Porto : “É formação… não contrato de trabalho… ainda não existe nenhum vínculo …Nalguns casos nem pagam a formação…”. E assim lá vão eles (PT) fazendo “contratos de formação” quando há mais fluxos de chamadas!!!!Têm pessoas a trabalhar 8  horas por dia  (praticamente de graça) durante 3 meses!”
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather