Desemprego jovem: só 1 em cada 10 recebe subsídio
Os dados são do Eurostat citado pelo DN, apenas 9,73% dos trabalhadores desempregados com menos de 25 anos recebe subsídio de desemprego, isto contando o desemprego real, mas se contarmos o desemprego oficial aí a situação não fica muito melhor e apenas 2 em cada 10 recebem esta prestação social.
É normal que assim seja, pois os mais jovens começaram a trabalhar à menos tempo e têm, por isso, mais dificuldades em cumprir o chamado “prazo de garantia”, ou seja, o tempo que é necessário trabalhar para se poder aceder ao subsídio de desemprego.
Mas a notícia de hoje do DN serve outro propósito: lavar a cara ao Governo. A ideia é usar o pretexto do desemprego jovem para dizer que a alteração às regras de atribuição do subsídio de desemprego são boas, até porque baixou o prazo de garantia de 15 para 12 meses.
Infelizmente as alterações ao subsídio de desemprego vão retirar esta prestação social a mais gente sendo que hoje mais de metade dos desempregados oficiais não recebe qualquer apoio social. O Governo reduziu o tempo de atribuição do subsídio de desemprego para metade e o valor reduziu-se bastante, pelo que os desempregados, mesmo que consigam subsídio, ficam mais pobres.
by