Encontro: cristãos preocupados com pobreza e precariedade

A Liga Operária Católica / Movimento de Trabalhadores Cristãos (LOC/MTC) organizou um seminário internacional, que terminou hoje em Guimarães e teve início na passada 5ª feira. Sob o tema “Pobre apesar de trabalho”, várias organizações cristãs discutiram a crescente precariedade no emprego, o desemprego e o crescimento da pobreza entre quem tem trabalho mas, ainda assim, não obtém rendimentos suficientes para enfrentar o quotidiano.

Para José Domingues Rodrigues, vice-coordenador da LOC/MTC, o tema escolhido “tem a ver com toda esta precariedade, com todo este desemprego e com o problema global da pobreza”. E acrescenta que “a vida das pessoas é cada vez mais complicada e mais difícil porque as economias não têm sido capazes de responder à insegurança no trabalho, aos ordenados baixos e à falta de condições”. Defendendo que a pobreza e insegurança no mundo laboral exigem a mobilização dos cristãos, José Domingues Rodrigues estes “têm por missão serem testemunhas da luta por uma melhor distribuição dos bens da Terra” e apela a um “compromisso constante”.

A Agência Ecclesia, noticiando o encontro, garante que «para os Movimentos de Trabalhadores Cristãos, a globalização e a crise económica e financeira, o encerramento e deslocalizações das empresas; a liberalização e desregulamentação do mercado de trabalho e a constante alteração às leis laborais – “que quase só têm servido para retirar direitos e regalias aos trabalhadores e deteriorar as condições de trabalho” – são a “principal causa do desemprego e da precariedade laboral”, sendo que as consequências que daí advêm, vividas diariamente pelos trabalhadores, têm agravado as situações de pobreza no mundo do trabalho».

O programa do seminário incluiu, entre outras reflexões, um diagnóstico sobre a situação em vários países europeus, perspectivas de intervenção e a participação de Carvalho da Silva.

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather