Encontro Internacional sobre o movimento de indignação e revolta na Europa

Este domingo, dia 10 de Julho, vai ter lugar na livraria ‘Ler Devagar’, na Lx Factory, em Alcântara, pelas 14h30 um ‘Encontro Internacional’ sobre o movimento de indignação e revolta na Europa. Os Precários Inflexíveis estarão presentes. Divulgamos de seguida o texto de convocação e o programa: 

Decidimos organizar este evento porque sentimos urgente uma partilha e uma avaliação das experiências dos movimentos de protesto e indignação que se espalharam em diversas cidades europeias nos últimos meses face à redução da participação cidadã na vida democrática, aos planos e medidas de austeridade, ao agravamento das injustiças e diferenças sociais.
Estimulados pelo apelo de activistas islandeses para se reunirem em Lisboa, decidimos estender este convite a outros companheiros europeus. E desse modo, estimamos a presença de cinco companheiros gregos da Praça Syntagma, de mais de uma dezena de activistas de várias acampadas em Espanha, de quatro da Bélgica, um de Inglaterra e outro da Islândia, além de vários membros das acampadas portuguesas que se deslocarão a Lisboa com o intuito de dar a conhecer as suas propostas e os seus processos de luta. Esperamos também a presença de um representante do movimento Comité para a Anulação da Dívida do Terceiro Mundo [CADTM], da Bélgica.
Acresce ainda que diversos outros movimentos portugueses acolheram com interesse esta proposta pelo que contamos também com a participação neste forúm de membros do Portugal Uncut, ATTAC Portugal, Precários Inflexíveis, M12M, 15M e vários grupos de trabalho do movimento ‘Democracia Verdadeira, JÁ’ decorrente da ‘Acampada do Rossio’.

Na primeira parte da reunião será um feito um retrato da situação europeia, prioridades, estratégias de mobilização e protesto pelos diversos participantes internacionais e de Portugal; e na segunda parte teremos uma discussão mais centrada nos Planos de Austeridade, nas questões da Dívida/Auditoria e na discussão de novas formas de participação democrática.
Esta reunião só foi possível organizar porque os diversos movimentos e acampadas se cotizaram para financiar as viagens dos seus membros, porque diversos companheiros de Lisboa acederam a hospedar em suas casas os nossos convidados, bem como pela excelente receptividade e divulgação que os diversos movimentos nacionais deram à iniciativa disponibilizando-se a participar e contribuir para que este amplo forúm democrático seja um passo para um diálogo aberto e estimulante entre pessoas que desejam construir um mundo com mais justiça e equidade.
I Parte
Retrato da Situação Europeia
Prioridades
Estratégias de mobilização e Protesto

15h Introdução
15h05 Gunnar Sigurdsson (Open Civic Forum of Iceland)
15h25 Grécia (Comissão Internacional Praça Syntagma Athenas – Alex Theodorakis, Stella Papadaki, Labros Moustakis
15h45 Espanha* (Acampada Salamanca – Catarina Santos)
16h05 Bélgica (Acampada Bruxelas – Ben Borges)
16h25 Inglaterra (Acampada Brighton – Tamara)
16h45 Portugal: Acampadas de Aveiro, Coimbra, Faro e Lisboa
17h30 Pausa

II Parte
Dívida, Auditoria e Planos de Austeridade
Novas formas de participação democrática

17h45 Ainda por confirmar – Stephanie Jaquemont (Representante do secretariado internacional do CADTM)
18h20 Gunnar Sigurdsson (Open Civic Forum of Iceland)
18h40 Grupos e movimentos portugueses: ATTAC, UNCUT, Precários Inflexíveis, M12M, 15M, 19M
19h35 Debate aberto
Nota: Cada intervenção conta com 5 minutos extra para colocação de questões.

*Ainda por confirmar Acampadas de Badajoz, Madrid e Barcelona

Contamos com a presença de todos neste diálogo internacional para a construção de uma Democracia mais Verdadeira, que urge!
Aparece, participa e divulga!

internacional.lisboa@gmail.com

Localização: http://bit.ly/kIKgva
Facebook: http://www.facebook.com/event.php?eid=234172126601240

Downloads:
PT_Encontro_InternacionalPT_Ordem_de_Trabalhos
EN_International_Meeting
EN_Ordem_de_Trabalhos

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather