Enfermeiros anunciam 5 dias de greve
Está convocada uma greve de enfermeiros de 5 dias, que durará de 15 a 22 de Outubro. O SEP (Sindicato dos Enfermeiros Portugueses) e o SEPAM (Sindicato dos Enfermeiros da Região Autónoma da Madeira) assinaram o pré-aviso. Perante o massacre que tem sofrido esta classe profissional, profundamente marcada pela precariedade e o desemprego, endurece a resposta por parte dos sindicatos representativos.
A greve de 5 dias distribuir-se-á por todo o país, da seguinte forma:
– 15 Outubro: Enfermeiros das Instituições dos Distritos de Santarém, Lisboa, Setúbal e Madeira
– 16 Outubro: Enfermeiros das Instituições dos Distritos de Portalegre, Évora, Beja
– 17 Outubro: Enfermeiros das Instituições dos Distritos de Algarve e Açores
– 18 Outubro: Enfermeiros das Instituições dos Distritos de Aveiro, Viseu, Guarda, Castelo Branco, Coimbra e Leiria
– 22 Outubro: Enfermeiros das Instituições dos Distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Bragança e Vila Real.
Entre os vários ataques sofridos pelos enfermeiros, são destacados pelo SEP o aumento das 35 para as 40 horas de trabalho semanal (sem aumento de salário, sequer) e que levará ao despedimento de milhares de enfermeiros, o facto de muitos enfermeiros estarem a receber abaixo do regime remuneratório, criando uma fossa entre os vários profissionais e dividindo quem trabalha nesta área.
A Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis apoia esta greve e acompanhará o seu desenvolvimento neste Outubro que já se está a tornar um mês de pressão social que terá que derrubar o governo da troika.
by