Entraram hoje em vigor as novas regras do Código do Trabalho

Durante meses se discutiram as alterações ao Código do Trabalho promovidas pelo Governo PSD/CDS-PP que hoje entraram em vigor. Primeiro falou-se de uma redução da taxa social única, depois de um aumento de 30 minutos na carga horária diária de trabalho e finalmente Governo, patrões e a UGT assinaram um “acordo” que permitiu que fossem retirados 7 dias de descanso, que o conceito de justa causa protegido pela Constituição fosse flexibilizado facilitando os despedimentos, que se instituíssem bancos de horas individuais, que se reduzisse o valor das horas extraordinárias e que a contratação coletiva fosse minada.

Os Precários sempre o afirmaram, mas só agora o Governo vem reconhecer: estas alterações à legislação laboral vão forçar a descida dos salários que, nas previsões do Governo, deve ultrapassar os 5% em média.

Se sempre repudiámos estas alterações e denunciámos não existir nenhum “acordo” para que elas pudessem avançar, também participámos ativamente na discussão do Código do Trabalho e enviámos um parecer formal negativo à Comissão de Trabalho da Assembleia da República.

Podes ver algumas das alterações que os jornais de hoje compilaram aqui:
Saiba o que muda no Código do Trabalho
Novo Código do Trabalho entra hoje em vigor
Código do Trabalho: tire as dúvidas sobre as indemnizações por despedimento

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather