Ergoproject quer contratar Arquiteto a falsos recibos verdes
A Empresa Ergoproject publicou um anúncio na página www.espacodearquitectura.com onde procura um Arquiteto Junior, mas a falsos recibos verdes.
O anúncio e o trabalho são ilegais, porque é a empresa que determina o horário e define o local de trabalho, duas das caracteristicas que definem, de acordo com o Código do Trabalho, um contrato de trabalho e que, logo, impedem a contratação a recibos verdes.
A utilização de falsos recibos verdes nos ateliers de arquitetura é uma praga que tem de acabar. Se souberes de outros casos de empresas de arquitetura que abusam de falsos recibos verdes comenta este post.
by
Na manhã deste sábado (30 de Abril de 2016), fui convocado para uma entrevista de emprego para a posição de Engenheiro Civil Projectista (anunciada no seguinte link: http://www.net-empregos.com/3065596/empresa-procura-engenheiro-a-projetista/#.VySmkoUrLrc), a qual acabou por ser muito rápida, e confesso que fiquei com a ideia de algo estranho na mesma.
Ainda antes de começar a entrevista, foi-me dada uma folha A4 para preencher com os meus dados pessoais (meu nome, do pai, da mãe, morada, se tinha casa própria, se tinha carro próprio, se estava disposto a usá-lo para o decorrer das actividades inerentes à função em questão, se estava disposto a trabalhar aos fins de semanas, para lá do horário estipulado, entre outras coisas), já no verso tinha um questionário com questões ainda mais estapafúrdias (qual a minha opinião sobre as recentes manifestações que têm tido lugar em Portugal?; numa situação de ter um compromisso pessoal marcado, mas que entretanto era necessário concretizar um determinado trabalho, qual seria a minha posição?; o mesmo para o caso de uma situação de estar de férias, qual seria também a minha posição?, qual a minha posição sobre o horário de trabalho, se preferia entre mais cedo e depois aproveitar o resto do dia); se preferia entrar mais tarde e terminar igualmente mais tarde? entre outras questões, com opções de resposta igualmente estapafúrdias).
Como referi, a entrevista (que nem isso chegou a ser), acabou por ser rápida, uma vez que no inquérito pessoal era pedido que indicasse a remuneração pretendia, a qual recusei indicar o valor, uma vez que primeiro pretendia saber em que consistia a função, o que é que é a empresa Ergoproject e que esta se apresentasse, e referir igualmente que fosse a empresa a indicar qual a sua ideia/posição em termos da remuneração mensal. Como me foi dito que isso era um factor eliminatório, e que como não estava a indicar a minha posição sobre o mesmo valor, a entrevista terminaria ai, e assim foi. A entrevista acabou por não se concretizar, uma vez que eu insisti em não indicar no imediato aquilo que era a minha expectativa remuneratória.