Estagiários perdem subsídio de desemprego com corte no tempo do estágio
Em 2011 os estagiários através do IEFP passaram a descontar para a Segurança Social e com isso perderam uma parte do seu salário com a promessa de que iriam ganhar subsídio de desemprego no final do estágio. Agora, com a ideia do ministro Pedro Mota Soares de reduzir os estágios de 12 para 9 meses, já não fica garantido que tenham 360 dias de trabalho nos últimos 24 meses, perdendo o direito ao subsídio de desemprego. Quando muito ficam com o subsídio social de desemprego, que é menos de 336 € mês e que é considerado “não contributivo”, apesar de terem contribuído para ele pelo menos 9 meses.
Em apenas um ano o número de estágios mais do que duplicou, de 16 mil para 41 mil e o governo passou a gastar 82 milhões por ano com a medida, quando há um ano gastava apenas 13,5 milhões de euros (mais 500%).
O ministro agora diz que a redução no tempo dos estágios serve para “estimular a empregabilidade”
Mas os estágios não são um apoio ao emprego e à contratação, mas sim um subsídio à não contratação, porque as empresas não contratam estagiários depois do estágio, preferindo ir buscar um novo estagiário recebendo 80% do dinheiro do Estado.
Notícia aqui.
by
Estes pretensos ministros só têm ideias de porcaria, este com cara de fuínha devia viver com aquilo que quer que o povo viva, diz ele no alto da sua sabedoria : a redução no tempo dos estágios serve para “estimular a empregabilidade”…Tretas, a minha filha está a fazer um estágio, cujo patrão não tem dinheiro para a empregar, portanto vai buscar outro estagiário. E porque é que os patrões não têm dinheiro para empregar? Porque a carga fiscal que estes inteligentes, que nos governam, é tanta, que nem dá para as empresas sobreviverem,quanto mais dar empregos. O tempo que este fuínha perde a ter ideias de porcaria, deveria meditar e pensar que não lhe fica bem querer roubar pobres, enquanto ele se pavoneia em carros de mais de 100 mil euros pagos com o dinheiro dos desgraçados. Se os estagiários trabalham e descontam, têm direito a ser pagos. Tanta reunião para aumentar o salário mínimo e depois sem qualquer reunião aumentam os administradores, os deputados e toda a corja que nos dá cabo da vida. Só espero que este povo acorde da dormência em que se encontre e os leve todos a tribunal para prestarem contas ao dinheiro que nos roubam, mas não na nossa justiça, que essa é uma palhaçada, mal de quem lá cair e não tenha dinheiro. Farta de ser roubada à descarada, farta de tanta inércia, farta de ver uma corja a mentir todos os das à descarada…estes políticos perderam completamente a noção da realidade, estão obcecados pela ganância
E de onde tirou essa conclusão??? De que os empresários não contratam os estagiários depois do estágio? Isso é uma verdade absoluta? Dito assim com tanta convicção parece que é!
Tenho dois estagiários na minha empresa. Um vai continuar connosco. O outro só não vai porque quer mudar de área profissional. Se calhar era melhor não tirar conclusões tão precipitadas….
Mas a entidade em que estamos a estagiar nao paga a seg social?