Este sábado |17h |MOB |Reunião Aberta de Bolseiros de Investigação Científica
O grupo de bolseiros e bolseiras da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis convida à participação nesta reunião aberta, um ponto de encontro para discutir as bolsas e as vidas precárias de quem produz ciência em Portugal e também novas formas de ação e de luta. A precariedade não é inevitável, queremos viver e trabalhar com dignidade!
A reunião aberta terá lugar este sábado, 20 de Abril, às 17h, no MOB – espaço associativo (Travessa da Queimada, 33, Bairro Alto). Ver evento Facebook aqui.
Este grupo de trabalho que reúne bolseiros e bolseiras de várias cidades do país e também do estrangeiro pretende criar um espaço de discussão e intervenção que dê visibilidade à precariedade que é maioritariamente a regra na vida dos investigadores científicos e também conjugar forças para a combater.
Em Setembro do ano passado, entregámos, em conjunto com outras organizações de bolseiros, uma carta aberta ao Ministro da Educação e da Ciência, Nuno Crato, assinada por mais de 3300 pessoas, bem como um pedido de audiência que até agora ainda não mereceu resposta. O mote da carta era «Sem Ciência não há futuro». A indiferença denota bem o modo como este Governo valoriza a produção de conhecimento e de ciência realizada neste país.
Ainda em Dezembro de 2012, participámos numa ação conjunta com bolseiros do Estado Espanhol e, nos meses seguintes, também em conjunto com outras organizações, promovemos debates sobre o futuro dos bolseiros, em várias universidades do país.
No início desta semana, publicámos novos conteúdos na secção «Bolseiros» do site da Associação de Combate à Precariedade – Precários Inflexíveis. Aí dizemos quem somos, porque defendemos a investigação científica e disponibilizamos respostas a perguntas fundamentais sobre a condição precária dos bolseiros e das bolseiras. Estes conteúdos ainda estão em atualização e serão ampliados em breve.
Mas falta fazer muito mais! Este sábado discutiremos o nosso futuro.
Se és bolseiro/a, vem também.