Estudantes e funcionários ocupam 'Cantina Nova' da Univ. Lisboa!
Esta segunda-feira mais de 30 estudantes de várias universidades ocuparam a “Cantina Nova” da Universidade de Lisboa, junto ao ISCTE, contra o encerramento daquela estrutura de apoio social. As suas reivindicações deste movimento Artigo 74º – Pelo Direito à Educação são simples: que o reitor do ISCTE-IUL oiça os/as estudantes e que, em qualquer dos cenários, nenhum trabalhador(a) da cantina seja demitido.
O Chefe de Gabinete do reitor da Universidade de Lisboa (UL), Dr. Luís Carvalho, disse aos estudantes que o fecho da cantina “não é um dado absoluto”, contradizendo o comunicado enviado aos alunos pela UL na passada semana que dizia: “proceder-se-á ao encerramento da cantina da avenida das Forças Armadas, uma vez que esta é muito pouco utilizada pelos estudantes da UL e de Lisboa”.
Quanto aos funcionários e funcionárias da cantina, alguns dos quais há mais de 15 anos a trabalhar naquele local e já tendo sido subcontratados por várias empresas que vão ganhando os concursos para servir aquelas instalações, o representante do reitor António Névoa foi claro dizendo que isso é problema de uma empresa privada e que “não é uma questão que esteja em cima da mesa”.
Os estudantes vão manter a ocupação noite dentro enquanto os órgãos da reitoria da UL e do ISCTE não os ouvirem e enquanto não ficar claro o que vai acontecer à Cantina Nova e aos seus funcionários. Todas as pessoas que se queiram solidarizar com esta ocupação devem ir para Av. das Forças Armadas. Os Precários Inflexíveis estão presentes em solidariedade com os estudantes e com os funcionários da cantina, podes ver os vídeos e as fotos dos primeiros momentos da ocupação aqui.
Notícia Público.
by