Eurostat :: Desemprego em Portugal sobe para 10,5%

Se Sócrates fosse o Super-Homem e olhasse para a taxa de desemprego em Portugal, bem que podia dizer “Up, Up and Away…”.
À frente de Portugal (na UE16), segundo dados do gabinete de estatísticas da UE, só mesmo a Eslováquia (13,7%), Irlanda (13,8%, o tal país que funciona(va) muito bem porque a economia estava baseada na iniciativa privada) e Espanha (18,8%).
Mesmo se alargarmos o espectro de análise para a UE27, constataremos que Portugal ocupa um invejável 8º lugar (invejável para quem beneficia do modelo de desemprego/baixos salários).
No gráfico sobre o desemprego (que se pode ver no Eurostat  – link abaixo) existe um alinhamento no gráfico à esquerda (ou seja, com menor desemprego) de vários países com melhores condições sociais, melhores salários e maior protecção social. Portugal, pelo contrário, está sem dúvida alinhado à direita do gráfico juntamente com países que mais amplamente têm implementado políticas liberais e que alinham de forma acelerada pelo desmantelamento da produção e pela maior exploração das condições sociais e do trabalho.
Ver:
Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather