Falsos recibos verdes e ilegalidades várias numa empresa de enfermagem a trabalhar para o ULS Guarda

30-enfermeiros-em-greve2Recebemos uma denúncia de alegadas ilegalidades de uma empresa na Guarda que aqui publicamos na integra:

«Bom dia. Venho por este meio efectuar uma denúncia de falta de condições de trabalho e outras ilegalidades. A empresa em questão é a CombiApoio Lda. da cidade da Guarda. Irei assinalar ponto por ponto as razões da minha denúncia:

1. A empresa tem salários em atraso com os trabalhadores, situação que se arrasta desde a sua criação, atrasos que rondam em média os 2 meses.

2. Os trabalhadores (enfermeiros) fazem por vezes horários de 200 horas mensais, obrigados pois não podem recusar sob risco de serem despedidos.

3. Não existe qualquer compensação monetária pelo trabalho nocturno, domingos e feriados.

4. Os trabalhadores não têm direito a férias, subsídio de férias ou de natal (trabalhadores que se encontram alguns há mais de 4 anos nesta situação)

5. Encontram-se a recibos verdes efectuando um trabalho permanente com funções permanentes.

6. Muitos trabalhadores com vários anos ainda nunca assinaram nenhum contrato.

7. A empresa presta serviços unicamente para a Unidade Local de Saúde da Guarda, esta última faz os horários que os trabalhadores cumprem, os trabalhadores obedecem a um chefe da ULS Guarda e não à CombiApoio que unicamente faz os pagamentos atrasados.

8. Os sócios gerentes da empresa são colegas de trabalho dos seus trabalhadores.»

Facebooktwitterredditlinkedintumblrmailby feather